‘Educação Escoteiro’ vai contemplar escola no Retiro

by Diário do Vale

Bertier explica aos alunos sobre o projeto (Foto: Júlio Amaral)

Volta Redonda – A escola municipal Amaral Peixoto, localizada no bairro Retiro, recebeu a visita do presidente do 22º Grupo Escoteiro São Judas Tadeu, Bertier da Silva Werneck, considerado o mais antigo grupo do Sul Fluminense, com 75 anos de existência. No encontro, Bertier detalhou junto à diretora da unidade, Lissane Hélida de Souza, como será a 3º edição do evento ‘Educação Escoteiro.

De acordo com Bertier, para este tipo de evento o grupo de escoteiro geralmente atende a escola mais próxima da sua localidade.

– A ‘Educação Escoteira’ é um evento estratégico dos Escoteiros do Brasil, que já está em sua terceira edição e que é realizado anualmente dentro de espaços de instituições de ensino em todo o país. Em Volta Redonda, serão quatro escolas participantes na edição deste ano, que serão atendidas pelos quatro grupos de escoteiros atuantes no município: o 14º grupo escoteiros Combatentes Eternos, o 22º grupo São Judas Tadeu, o 53º grupo Vigilante da Acácio e o 70º grupo Nossa Senhora da Conceição – explicou.

O representante do Grupo São Judas Tadeu destacou que atualmente no Sul Fluminense estão em atividade 14 grupos de escoteiros.

– O objetivo principal deste evento é propor uma ação onde a comunidade escolar possa vivenciar com a comunidade escoteira atividades de valores educativos. São atividades escoteiras em concordância com o BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e que se relacionem com o tema deste ano “Aventura Saudável”. A ideia é que os professores também participem e interajam com os adultos do movimento escoteiro na organização das atividades, lembrando que a proposta deste tema abrange em todo o Brasil, mas cada grupo de escoteiro escolhe a atividade de acordo com a sua necessidade local – detalhou.

Lissane afirmou que só teve conhecimento do evento ‘Educação Escoteira’ depois que Bertier a procurou e ofereceu a proposta de realizar o evento na escola.

– E após apresentar a proposta à Secretaria de Educação, a diretora do departamento pedagógico, Ionara Muniz, gostou da ideia e nos autorizou de imediato a realização deste evento – declarou satisfeita a diretora.

A professora Lissane acha válida esta experiência, que vai ajudar os alunos a conhecerem um universo que desconhecem oferecendo uma experiência única sobre o escotismo. “É uma oportunidade de resgatar valores e princípios e a nossa escola se sente muito honrada de participar pela primeira vez deste avento escoteiro”, diz.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996