>
sexta-feira, 27 de maio de 2022 - 10:12 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Educação realiza formação para gestores da rede municipal

Educação realiza formação para gestores da rede municipal

Matéria publicada em 15 de outubro de 2016, 14:00 horas

 


Curso terá duração de 40 horas e discutirá temas ligados a gestão democrática e participativa

Segmentos: Curso ajudará os gestores a pensarem a escola sob um olhar coletivo (Foto: Divulgação)

Segmentos: Curso ajudará os gestores a pensarem a escola sob um olhar coletivo (Foto: Divulgação)

Angra dos Reis – A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Educação, realizou no Cederj de Jacuecanga, o primeiro módulo da formação direcionada a todos os gestores das unidades escolares municipais, com o tema “A importância do fortalecimento da gestão democrática”.

Baseado nos princípios norteadores da Secretaria de Educação, o foco desse curso será discutir os desafios expostos nos espaços escolares, quanto aos aspectos pedagógico, administrativo e financeiro. Seu objetivo é contribuir com o processo de formação dos gestores escolares na perspectiva de fortalecer a gestão democrática.

Segundo a secretária de Educação, Jane Aparecida da Rocha, essa formação vem sendo pensada desde o início da gestão da prefeita Conceição Rabha, para resgatar o princípio da gestão democrática nas unidades de ensino.

– Esse curso fez parte da nossa frente de governo, uma bandeira da prefeita e que nós conseguimos colocar em prática através da consulta pública. O curso, além de fortalecer a participação coletiva na gestão dos espaços escolares, é um momento de muita troca e aprendizado, que faz com que a gente discuta e reflita a prática do dia a dia desses profissionais – explica Jane, que afirma ainda que esse curso ajudará os gestores a pensarem a escola sob um olhar coletivo, de todas as instâncias e segmentos da comunidade escolar.

Os palestrantes abordaram, dentro de suas temáticas, a identidade do gestor na contemporaneidade, o mecanismo para o fortalecimento da gestão democrática, e questionaram a quem pertence a escola pública. A coordenadora do curso de especialização em coordenação pedagógica, do MEC e UFRJ, Djenane Luísa Freire, alertou sobre a necessidade da prática democrática dentro das escolas nos dias atuais.

– Eu quis abordar esse tema mais pelo viés da gestão democrática, porque a contemporaneidade prevê isso. Precisamos dividir nossos poderes e trabalhar de forma coletiva, com conselhos de escola e consulta para diretores, fazendo com que os poderes fiquem mais divididos entre as partes interessadas na escola – afirma.

A formação foi divida em três módulos. O segundo e terceiro serão nos dias 21 de outubro e 18 de novembro, além da leitura e estudo do referencial teórico disponibilizado na plataforma Online da Secretaria de Educação. A carga horária prevista é de 40 horas, e só será certificado quem obtiver 100% de frequência e acesso à plataforma. As temáticas do curso foram escolhidas através de uma consulta aos diretores das unidades escolares, que opinaram sobre quais assuntos gostariam que fossem abordados.

– Minha expectativa como gestora é ampliar os conhecimentos que ainda não tenho nessa função e quando vi o plano de ação do curso fiquei muito feliz, por se tratar de algo coletivo. Uma das questões que foi trabalhada era justamente o que eu tinha ansiedade de saber, o que tornou a minha participação mais intensa. Tenho certeza que através desse curso vou conseguir desenvolver melhor meu trabalho nos quesitos administrativo, financeiro, jurídico e também no pedagógico – disse a diretora Kate Samer, da Escola Municipal Dep. Câmara Torres, em Portogalo.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document
close