terça-feira, 19 de outubro de 2021 - 09:37 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Em Resende, escolas realizam atividades em comemoração do Dia do Meio Ambiente

Em Resende, escolas realizam atividades em comemoração do Dia do Meio Ambiente

Matéria publicada em 1 de junho de 2016, 14:44 horas

 


Semana do  Meio-Ambiente   Jorge Trindade (1)

Alunos do 6º ao 9º ano farão apresentações musicais e concorrerão a bicicletas
(Foto: PMR/Jorge Trindade)

ResendeA equipe da Secretaria Municipal de Educação, através do CREAR (Centro de Referência de Educação Ambiental de Resende) , vai comemorar o Dia do Meio Ambiente na próxima sexta-feira (3), com uma atividade especial no Parque Tobogã (Vila Julieta), das 8h às 11h. Nove escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal estarão reunidas no parque – cada uma com uma média de 40 alunos -, onde haverá uma apresentação lítero-musical, que é a dramatização de um texto literário, acompanhada por apresentação musical.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria, Claudia Luisa de Oliveira, além das apresentações, os alunos participarão de uma campanha de recolhimento de óleo de cozinha usado, em parceria com a ONG De Olho no Óleo.

– A campanha irá sortear duas bicicletas entre os alunos que conseguirem levar uma garrafa PET, de dois litros, com óleo de cozinha usado. Ao entregarem o óleo, eles receberão cupons para concorrer no sorteio. Esta é uma forma de valorizar ecologicamente aquele que contribui com a despoluição das águas – explicou Claudia, informando que os alunos irão até o local do evento utilizando os veículos do transporte escolar e receberão lanche.

Cada escola terá dez minutos para realizar a apresentação de uma música cuja temática será o meio ambiente. Para isso, as unidades já vinham realizando ciclos de palestras dentro da temática “Escola Sustentável – Cidadania Ambiental”, cuja proposta e compromisso é formar uma comunidade escolar sustentável, onde as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com os lugares onde vivem.

– Com este projeto queremos realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente local e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio das escolas e a comunidade, e contribuir, assim, para um dia a dia participativo, democrático, animado e saudável, voltado para o conceito de cidadania ambiental – destacou a coordenadora, frisando que a escola sustentável prevê os cuidados com o meio ambiente ao mesmo tempo em que reflete sobre o uso dos recursos naturais para atividades escolares no cotidiano, como uso correto da água, energia, papel, alimentos, descarte dos resíduos, ambiente limpo, ambiente acolhedor e áreas verdes.

Dentro do tema Cidadania Ambiental, as escolas trabalharam com uma proposta de despertar o conceito de ser cidadão, levando o aluno a perceber que suas ações podem contribuir de maneira significativa com o planeta através de atos simples, tendo a noção de que a sua atitude faz a diferença, não só para ele, mas para a sua família, seus amigos, comunidade e para o planeta.

A programação do evento é a seguinte: a partir das 8 horas, execução do Hino Nacional e apresenta ç ão da Escola Municipal Rompendo o Silêncio; às 8h15, abertura com a palavra do Secretário Municipal de Educação, Mário Rodrigues, e da coordenadora do CREAR, Cláudia Luisa de Oliveira; seguida das apresentações das Escolas Municipais Surubi e Noel de Carvalho (Nova Liberdade) . Às 9 horas, haverá um intervalo para o lanche, seguido das apresentações das escolas Júlio Verne (Vicentina) , Professor Carlinhos (Fazenda da Barra III) , Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II) , Ciep 342 – Geraldo da Cunha Rodrigues (São Caetano ), Ciep 489 – Augusto de Carvalho e Colégio Getúlio Vargas, ambos da Cidade Alegria.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document