Em Volta Redonda, atendimento a autistas é referência

by Diário do Vale

Volta Redonda – Sede da primeira escola da América Latina com atendimento para autistas – a Escola Municipal Especializada Dayse Mansur da Costa Lima – Volta Redonda tem atraído famílias de municípios e estados vizinhos em busca do serviço especializado oferecido pela rede de ensino municipal. Atualmente, são 231 estudantes com diagnóstico de autismo matriculados, sendo 93 na rede regular e 138 nas unidades especializadas.

Um dos casos é o da dona de casa Fabiana Rosa de Souza de Oliveira, 33 anos, que saiu de Volta Redonda para morar na região metropolitana do Rio de Janeiro e retornou, buscando atendimento para o filho José Luiz Emanuel de Oliveira, de 11 anos, que atualmente estuda na Dayse Mansur.

– Eu sou de Volta Redonda e fui embora para o Rio de Janeiro quando tinha 14 anos. O José Emanuel estudava em Paracambi e retornei para buscar o atendimento da escola Dayse Mansur”, contou Fabiana, lembrando que começou a identificar o comportamento diferente do filho quando ele tinha cerca de 1 ano e meio. “Ele não gostava de lugar fechado, com muita gente. A diretora de outra escola também percebeu algo diferente com ele e procuramos atendimento na Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). Só conseguimos o diagnóstico definitivo quando ele tinha 4 anos – explicou.

Em Volta Redonda, Fabiana conseguiu o atendimento que procurava e elogia o progresso que o filho obteve nesse tempo estudando na rede de ensino do município. “A Dayse Mansur é maravilhosa. Quando ele fez o pré-escolar foi uma fase muito sofrida, porque não tinha um instrutor para ele. Para um pai e uma mãe de autista, a Dayse Mansur é excelente. É um privilégio ver o José Luiz estudando lá. A independência que ele adquiriu foi enorme. Hoje ele consegue pegar uma maçã, lavar, descascar e comer sozinho”, contou.

Além das famílias que migram para Volta Redonda, os moradores do município também elogiam o atendimento especializado aos autistas. Quem exemplifica isso é a dona de casa Rosangela Alves dos Santos de Oliveira e do aposentado Antonio Augusto de Oliveira. A filha Thaisa dos Santos de Oliveira tem 28 anos e está matriculada no Sítio Escola Municipal Espaço Integrado do Autista (Semeia) Thereza Chicarino de Carvalho, que atende autistas a partir dos 16 anos.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996