Enchentes em Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa foi atingida em larga escala pelas enchentes do mês de maio (Foto: Pollyanna Moura)

Barra Mansa – Duas semanas após Barra Mansa ser atingida por fortes chuvas e uma enchente histórica, a prefeitura segue com trabalhos de prevenção para minimizar futuros problemas do tipo, bem como de reparos dos danos causados. Apesar de todos os esforços realizados ao longo dos últimos anos, a avaliação da Secretaria de Manutenção Urbana de Barra Mansa é que o desastre natural dificilmente poderia ser evitado nas condições atuais de ocupação urbana.

A pasta informou ainda que continuamente é realizada a limpeza das redes de águas pluviais e de esgoto. No entanto, o governo ressaltou que o diâmetro das redes não foi dimensionado para o volume de chuva que caiu no meio do mês na cidade.

De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a participação da população é muito importante nos dois processos: prevenção e recuperação. Uma das formas de apoio é ligar e informar quais os locais que ainda registram barro e materiais volumosos acumulados. Com essa informação precisa, uma equipe será enviada para realizar a manutenção. Lembrando que essa ligação pode ser feita através do telefone: 3512-4333.

Ainda segundo a autarquia, a maior forma de prevenir estragos como estes é não construir casas próximas aos rios. Às pessoas que já vivem nesta situação, o indicado é que ao sinal de enchente deixem os imóveis.

Neste sentido, a preocupação com a limpeza de córregos e rios é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O trabalho foi intensificado com apoio do Governo do Estado, principalmente com o programa “Limpar Rio”.

A secretaria explicou que o projeto consiste em desassorear os rios, abrindo a calha, limpando as margens, promovendo uma área maior para as águas passarem. Já entre as maiores dificuldades encontradas pelos funcionários da prefeitura até o momento, o Saae informou que ainda há muito barro, lama e bueiros entupidos. Por isso, está em andamento um grande mutirão com os funcionários para remover tudo o mais breve possível.

 

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996