Encontro do Crea-RJ debate forma de contratação de obras públicas

by Diário do Vale

Volta Redonda- O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) realizou anteontem, no auditório do UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, mais um encontro microrregional em preparação para o 9º Congresso Estadual de Profissionais do Sistema Confea/Crea. Entre os assuntos debatidos foi a contratação de obras públicas.
A iniciativa contou com a presença do presidente do Conselho, Reynaldo Barros, e dos engenheiros Raymundo de Oliveira e Maglane Andrade, representando a organização Engenheiros Sem Froteiras, além dos profissionais da área e alunos de engenharia.
Durante o encontro, Reynaldo Barros aproveitou para falar sobre os últimos acontecimentos envolvendo as obras olímpicas na cidade do Rio de Janeiro.
– Uma atitude que precisa ser mudada com urgência é a forma de contratação das obras públicas, a queda da ciclovia no Rio de Janeiro traz novamente esta discussão. É um modelo de ‘empresa faz tudo’ que precisa ser mudado. Participar dos eventos de debates do Crea-RJ é lutar por mudanças e melhorias na profissão – afirmou o presidente.
Na ocasião, foram aprovadas nove propostas e quatro moções para a plenária estadual. O encontro também elegeu 16 delegados e cinco alunos para a participação na próxima etapa.
Com o tema ‘O Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e da Agronomia Brasileiras’, o 9º Congresso Estadual dos Profissionais acontecerá no dia quatro de junho no Rio de Janeiro.

Fiscalização

No mesmo dia foi realizada uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) em quatro bairros de Volta Redonda: Água Limpa, Colina, Jardim Normandia e Jardim Amália I e II, e o distrito da Califórnia, em Barra do Piraí.
O coordenador geral Sul, Tiago Duarte Amorim, explicou que foram 60 ações de fiscalizações em obras civis.
– A meta foi estipulada e cumprida. Ao todo seis fiscais trabalharam com foco na construção civil, observando regras das partes elétrica e mecânica, além de observar normas da segurança do trabalho. É importante lembrar que a fiscalização não para neste momento e será constante com ações planejadas ao longo do semestre – alertou.
O gerente operacional do Crea-RJ, João Lustosa, frisou que o trabalho foi realizado em parceria com a prefeitura de Volta Redonda.
– O Crea-RJ, em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento realizou um estudo prévio para mostrar os bairros com mais necessidades de fiscalização – lembrou.
Os próximos encontros do conselho acontecerão no dia 10 em Niterói e no dia 18 no Rio de Janeiro.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996