Enfermeira fala sobre a profissão

by Diário do Vale

Volta Redonda

Hoje  comemorou-se o Dia Mundial do Enfermeiro, 12 de maio. A data foi criada em homenagem a Florence Nightingale, uma referência da enfermagem no cenário internacional e que nasceu em 12 de maio de 1820. Para falar sobre a importância desse profissional e o dia a dia dele, o DIÁRIO DO VALE conversou com a enfermeira Juliana de Paula Ferraz, que contou um pouco sobre sua rotina de trabalho.

Enfermeira e especialista em Saúde do Idoso, Juliana, destacou que o papel do enfermeiro é fundamental dentro de uma equipe médica, já que ele atua na prevenção, tratamento e reabilitação do paciente, além de fazer um elo entre a família e os demais profissionais da saúde.

– Um bebê, por exemplo, tem a mãe ali mais ligada e querendo saber como vai ser e o que está acontecendo. Diferente de um idoso, que às vezes nem tem um familiar de referência – comentou.

A enfermeira também explicou que há três diferentes níveis de atribuições na profissão são elas: o enfermeiro, o técnico em enfermagem e o auxiliar de enfermagem. Cada um desses tem capacitações e funções distintas e particulares.

– Quem faz graduação é enfermeiro, eu fiz faculdade, então sou enfermeira. Agora, tem os que fazem curso técnico, que tem duração de dois anos, este, no caso, é o técnico de enfermagem. E hoje em dia, temos um quadro de funcionários que compõem os auxiliares. São os assistentes, atendentes e etc. – esclareceu.

Juliana definiu o enfermeiro como “o intermédio entre o médico e o paciente”. Ele contou que atua, não somente, como aquele que aplica um remédio, mas também acalma o paciente, conversa e é quem passa a informação geral do quadro do paciente ao médico.

– O decorrer do estado do paciente quem tem que saber é o enfermeiro, porque é ele quem está o tempo todo com ele – disse Juliana, que ainda frisou que é um trabalho em equipe, mas que o enfermeiro, pelo acompanhamento, é quem vai saber dizer com mais destreza o que está acontecendo.

A enfermeira afirmou que o profissional tem que ser de tudo um pouco, e tem o papel de ensinar, tranquilizar e passar informações básicas ao paciente e a quem o acompanha. Por isso, ela revelou que durante o período em que esteve na faculdade recebeu treinamento para saber lidar com determinadas situações.
– Tinha uma frase típica de uma professora minha que dizia que você precisa ter “cara de nada”. É difícil, mas eles trabalham isso em você desde o princípio da faculdade. A gente acaba desenvolvendo alguns artifícios – lembrou Juliana.

Atuação do profissional

Ao falar sobre a atuação do profissional, Juliana disse que o enfermeiro é uma espécie de gerente. Atuando com pelo menos cinco auxiliares, é ele quem fiscaliza e diz o que os auxiliares devem fazer.
– O enfermeiro fica como que o gestor ou atua em procedimentos mais complexos. Por exemplo, uma exposição óssea o técnico não pode fazer. Agora, o banho, administrar medicação, dar alimento, sim. O enfermeiro fica ali para fiscalizar uma dúvida com medicação ou desenrolar de uma situação – explicou.
A enfermeira disse que a jornada de trabalho varia de acordo com a instituição, mas que as cargas horárias podem ser de 30 ou 40 horas semanais, com o salário variando de acordo com a especialidade em que o profissional for atuar.

Hospital do Retiro realiza XV
Semana de Enfermagem até amanhã

O Hospital Municipal Munir Rafful, o Hospital do Retiro, promove até hoje a XV Semana de Enfermagem. Na programação, que tiveram início na segunda-feira, estão palestras educativas e oferta de minicursos para a categoria.
Nesta quarta-feira os profissionais poderão participar de minicursos a partir das 13h30, no auditório do ambulatório do hospital, no anexo do UniFOA. Dentre eles estão os de curativos, o de atendimento em caso de parada cardiorrespiratória (PCR), preparo de medicamentos, montagem e utilização de ventiladores mecânicos e utilização de bombas infusoras.
O objetivo do evento é promover, estimular e valorizar o papel dos profissionais de saúde, além de permitir atualização de conhecimentos aos participantes.
– O país inteiro comemora a Semana da Enfermagem e nós vamos entrar em contato com a nossa realidade, o que visualizamos aqui dentro do hospital e da fragilidade com que vamos trabalhar – considerou a gerente de enfermagem do hospital, Arielly Villarinho.
– Esse é um evento já tradicional no nosso hospital que também tem como proposta prestar uma homenagem aos profissionais de enfermagem, que no cotidiano do seu trabalho desempenham com maestria a arte de cuidar e de salvar vidas – finalizou a diretora geral da unidade, Márcia Cury.

Por:Rafaela Pinheiro
[email protected]

 

You may also like

4 comments

Alguém Barrigudinho 13 de maio de 2015, 09:01h - 09:01

To sem grana por isso reduzirei os custos pagando menos ainda que na Cruz Vermelha.OBS:Sem água,comida,sem luvas,equipamentos,materiais e etc…SUS-(SEU ULTIMO SUSPIRO)

PROFISSIONAIS DA SAÚDE 13 de maio de 2015, 08:52h - 08:52

TEM MUITA GENTE QUE NEM SE INSCREVEU NESSA SACANAGEM(CONCURSO TEMPORÁRIO) E NEM ESTÃO FAZENDO QUESTÃO POIS COMO DISSERAM EM OUTROS COMENTÁRIOS(EX ENFERMEIRO) NÃO VALE A PENA O SALARIO EM OUTRAS CLÍNICAS É BEM MELHOR EMBORA RECONHEÇO QUE NÃO HÁ VAGAS PARA TODOS.

EX PACIENTE 13 de maio de 2015, 08:46h - 08:46

SE O PESSOAL QUE ESTÁ NA ATIVA(EXPERIENTES) NÃO PASSAREM NO CONCURSO PÚBLICO,VÃO TER QUE CONTRATAR PESSOAS QUE ESTÃO DESATUALIZADAS,INEXPERIENTES E QUE TALVEZ NUNCA EXERCERAM A PROFISSÃO.QUEM VAI PAGAR O PATO É O POVÃO DO SUS TUDO ISSO POR CONTA DE UM CONTRATO IRREGULAR FEITO ENTRE OS “INTELECTUAIS”DA PMVR E A CRUZ VERMELHA.

EX ENFERMEIRO 13 de maio de 2015, 08:39h - 08:39

DEVERIA SER UMA DAS PROFISSÕES MAIS VALORIZADAS DO BRASIL INFELIZMENTE PRO GOVERNO GASTAR COM A SAÚDE PRINCIPALMENTE DOS MAIS POBRES É PREJUIZO.OLHEM O EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO(SALÁRIO) QUE SAIU RECENTEMENTE EM VR E COMPAREM COM OS RISCOS QUE UM PROFISSIONAL DE SAÚDE CORRE E VEJAM SE VALE A PENA.NÃO VAI DEMORAR MUITO PRA IMPORTAREM ENFERMEIROS CUBANOS.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996