Entrada na Ilha Grande pode ser cobrada

by Diário do Vale

Ilha Grande

Angra dos Reis – Turistas poderão ter que pagar para entrar na Ilha Grande, em Angra dos Reis, a partir do ano que vem. A afirmação do secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, foi feita ontem (01). Segundo ele, o governo estuda implementar um modelo de PPP (parceria público-privada) na joia ambiental do Rio. Ele explicou que o objetivo é garantir um turismo sustentável e menos invasivo. Estudos apontam que praias como Araçatiba, Provetá e Japariz estão recebendo mais gente do que podem suportar.

— O poder público não tem braço para controlar a Ilha Grande. E temos problemas de superlotação em alguns locais. O modelo ainda está sendo estudado, mas a ideia é que no primeiro semestre do ano que vem esteja definido. Pode ser uma concessão plena ou patrocinada. A Ilha Grande vai ter muita atratividade — disse o secretário.

A Ilha Grande abrange três unidades de conservação estaduais — uma Área de Proteção Ambiental (APA) Tamoios, o Parque Estadual da Ilha Grande e a Reserva Biológica da Praia do Sul. Além da taxa de controle ambiental, o projeto prevê a instalação de roletas nos pontos de embarque de Angra dos Reis, Mangaratiba e Conceição de Jacareí e no desembarque na Vila do Abraão.

Somente no ano passado, a Ilha Grande recebeu 450 mil visitantes. A maior concentração populacional fica na Vila do Abraão. Com cerca de 4 mil moradores fixos, o local, porta de entrada do santuário, recebe nos feriados até 5 mil visitantes.

You may also like

8 comments

pau-puro 3 de julho de 2015, 09:11h - 09:11

Esse André Correia não é aquele deputado que dizem ser de Valença. Esses deputados antes das eleições ´só falam o que o povo gosta de ouvir promessas, depois que ganham só fazem coisas pra tirar dinheiro da população, esta aí o exemplo. Outro detalhe estão pensando só na alta temporada e quando chegar a baixa temporada quem vai pagar pra visitar esta ilha.

Salone 3 de julho de 2015, 08:46h - 08:46

Esta corretíssimo tem que cobrar mesmo. A ilha é um paraíso ecológico, foi eleita a segunda mais bonita da America do Sul pela TripAdvisor, é uma das 7 Maravilhas do Estado do Rio e quem realmente conhece a ilha sabe o caos e o numero excessivo de turistas por toda parte. Não é questão de proibir o ir e vir pois até Roma cobra uma taxa nas diárias de hotel para a cidade e sim uma forma de preservar e organizar a ilha

eros 2 de julho de 2015, 22:42h - 22:42

bom não sabia que espaço publico era cobrado, em primeiro lugar o controle de reserva é da marinha, essa de praia particular não existe todo mundo tem direito de ir e vim, esse foi direto adquirido de todo cidadão.
bom agora se existe alguma lei que te proiba de acessar um espaço publico gostaria que me mostrassem, pq até desconheço tal lei, decreto ou regulamentação em vigor????????

GRAZIELE 2 de julho de 2015, 20:15h - 20:15

Só faltava esta agora,essa desculpa de superlotação não convence, é só as agencias que fazem passeios de lancha e escunas controlarem o número de visitantes ,mas não , preferem arrumar mais um jeito de nos assaltar… já basta o custo altíssimo dos passeios por pessoas, as refeições nas praias , agora mais essa, VERGONHAAAAA ESSE PAIS É UMA VERGONHAAAAAAA

Adilson Henrique 2 de julho de 2015, 20:04h - 20:04

Sou morador e comerciante na Ilha Grande e ease e um sonho q estamos prestes a realizar..q me desculpem aos nao q nao concordam com a ideia mas so quem vivencia aqui sabe da importancia de se cobrar uma taxa..nao pelo dinheiro pq sabemos q nao sera usado em melhorias da Ilha..mas a ideia e melhorar o Turismo e acabar com a mania de pessoas q vem pra Ilha sem dinheiro come e.bebe nas custas d turistas q aqui vem Para gastar..Fernando d Noronha age desta forma..da certo e tem o apoio de pessoas q gostam de Turismo d qualidade.

Revolta 2 de julho de 2015, 18:37h - 18:37

Cambada de cretinos!!!! Quem teve essa diarreia mental só pode estar levando por fora! Pq não usam a verba pública desviada para aplicação em programas de controle e iniciativas sócio ambientais? Pq ao invés de cobrar a entrada não controlam a quantidade de pessoas a entrarem nas áreas protegidas… Decepcionante ter que pagar para transitar num patrimônio publico ambiental! Aonde vamos chegar com tamanho descaramento, falta de vergonha na cara, desorganização, incompetência, negligência, malandragem, falta de caráter, falta de compromisso com o povo, esperteza, leviandade e acima de tudo, impunidade?

Eduardo Reis 2 de julho de 2015, 17:02h - 17:02

Desgraça de país!!! Querem dinheiro fácil?? vão trabalhar vagabundos!!! O que vão conseguir é perder os benefícios que o turismo traz…

FALO MESMO 2 de julho de 2015, 16:02h - 16:02

Isso e uma vergonha cobrar pra ir a praia, mata cachoeiras.kkkkkkkkso aqui mesmo…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996