Escola Dayse Mansur e Apae-VR ganham salas de informática

by Diário do Vale
Objetivo de projeto é facilitar a inclusão social na Educação Especial em Volta Redonda (Foto: Geraldo Gonçalves / Ascom VR)

Objetivo de projeto é facilitar a inclusão social na Educação Especial em Volta Redonda (Foto: Geraldo Gonçalves / Ascom VR)

Volta Redonda – A Escola Especializada Dayse Mansur da Costa Lima e a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionai) ganharam nesta semana salas para implementação de aulas de informática. A inauguração dos espaços é fruto de um projeto da prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação que tem como objetivo facilitar a inclusão social na Educação Especial.

– A inclusão é um direito de todo cidadão e tem que existir. Não podíamos deixar uma escola tão importante como essa fora desse projeto – disse a secretária de Educação Rita de Cássia Oliveira de Andrade, destacando que a Apae também foi contemplada.

– O projeto de informática nas escolas também está funcionando na Apae, graças a nossa parceira. Disponibilizamos duas professoras para atuar lá – acrescentou.

Segundo a diretora da Dayse Mansur, Renata de Oliveira Lopes Dutra, os atendimentos na sala de informática acontecem individualmente, de acordo com as possibilidades e potencialidades dos alunos.

– Esse projeto de informática já funciona em outras escolas da rede municipal de ensino, e agora também fomos contemplados. Agora, nossos alunos também poderão se socializar com os equipamentos – afirmou.
Através das aulas, que acontecem das 7h às 11h30 e das 13h às 17h30, os alunos poderão ter acessos a jogos; vídeos; e pesquisas de temas específicos de interesses – que visem a socialização com os equipamentos e sua utilização funcional.

Para a implementadora Fernanda Maria da Silva Lacerda, as aulas de informática serão essenciais para a inclusão dos alunos ao mundo digital. – Essas aulas são muito importantes para eles. Alguns gostam tanto que nem querem sair da sala. Estamos na ‘Era da Informática’ e esse aprendizado é fundamental para o desenvolvimento deles. Além disso, a utilização de alguns equipamentos facilita na sala de aula regular. O uso do mouse, por exemplo, ajuda na coordenação motora – comentou.

A escola

A Escola Municipal Especializada Professora Dayse Mansur fica no bairro Jardim Paraíba e atende a 69 alunos com idade entre quatro e 16 anos. Nessa escola os alunos recebem acompanhamento físico e pedagógico, além de atividades complementares como aulas de música, informática e atividades físicas realizadas nas salas de estimulação e na academia da escola. Também aprendem como realizar as atividades básicas do cotidiano, além de atividades voltadas para o desenvolvimento da linguagem, funções motoras, comunicação e interação. A escola funciona em dois períodos: das 7h às 11h e das 13h às 17h, e conta com 32 profissionais.

O atendimento desses alunos é individualizado, seguindo um plano educativo elaborado a partir da avaliação das necessidades de cada aluno. Cada sala de aula possui professores que atendem, no máximo, seis alunos. O objetivo desse trabalho é garantir que os alunos com autismo possam ter independência, autonomia e consigam se relacionar melhor com seus familiares e com a sociedade.

You may also like

1 comment

Fã da Fernanda 25 de maio de 2017, 16:37h - 16:37

Aê Fernanda.

Bonitona na foto hein.

Sou seu fã.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996