>
quinta-feira, 19 de maio de 2022 - 16:19 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Escola de Comer inova com jogos lúdicos ligados à alimentação em Paraty

Escola de Comer inova com jogos lúdicos ligados à alimentação em Paraty

Matéria publicada em 30 de maio de 2019, 20:25 horas

 


Jogo traz informações nutricionais e regionais dos alimentos
(Foto: Divulgação)

Paraty- A secretaria de Educação apresentou nesta semana aos representantes das 34 escolas da rede municipal a mais nova ferramenta da Escola de Comer.  São dez jogos educativos focados em alimentação e gastronomia.
– A ideia é falar de alimentação com os alunos de forma lúdica. Onde eles possam aprender sobre a história da culinária caiçara, as receitas dos pratos típicos da região, identificar os alimentos saudáveis e saber quanto custa cada alimento – explicou a idealizadora do projeto Escola de Comer, Ana Bueno.
Neste ano, os padrinhos e madrinhas voluntários da Escola de Comer queriam levar algo diferente para trabalhar com os alunos. E foi em um dos encontros que tiveram a ideia de desenvolver jogos educativos, com temáticas que abrangessem desde informações nutricionais dos alimentos, educação financeira até conhecimento das receitas da região de Paraty. Todos foram a campo em busca de informações para criar os jogos com elementos locais.
– Foi um longo processo de pesquisa e criação, que resultou em um material rico que hoje apresentamos às escolas – contou empolgada a madrinha da escola da Ilha do Araújo, Mena Muller.
Com todas as informações em mãos, os padrinhos criaram protótipos que foram avaliados e ajustados por educadores do setor pedagógico da Secretaria de Educação. A construção do material foi viabilizada com o apoio da Comunitas, da sociedade civil, por meio de doações à Escola de Comer, e pela Prefeitura de Paraty.
– Educar, além do conteúdo curricular, dando as crianças alternativas de escolhas conscientes e alimentando os professores com novas ferramentas são os principais objetivos dos jogos, que além de tudo deve entreter e divertir as crianças – explicou a pedagoga do município, Eliane Lino. Quem ganha com isso são as famílias e as crianças, que seguem com saúde e conhecimento, ferramentas fundamentais para seguir a vida e o futuro que virá, completa a pedagoga.
O programa Escola de Comer reúne desde 2015 voluntários, professores, merendeiras, nutricionistas e agricultores familiares de Paraty em um grande esforço para garantir merenda de qualidade para os alunos da rede pública do município. Tem como proposta levar uma alimentação de qualidade, com cardápio variado, e o compromisso de promover a alimentação saudável nas escolas da cidade.
– Aprender brincando e comidinha boa na barriga, eis aqui alguns segredos para que as crianças sintam na escola aconchego e motivação. Quem sabe com essa receita conseguimos diminuir ainda mais a evasão escolar na nossa cidade – concluiu Ana.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document