Escola de Piraí comemora cinco anos de projetos sociais e esportivos

by Diário do Vale

Piraí – Os alunos da Escola Municipal Luiz Marinho Vidal, na Jaqueira, em Piraí, terão muitos motivos para estudar, aprender e também comemorar em 2018. A unidade está comemorando cinco anos dos projetos de inclusão social que tiveram início em 2013.

Segundo o professor de educação física Fernando Marlos, um dos coordenadores dos projetos, a ideia desde o início foi promover a educação de forma diferenciada. O Projeto Social Copa do Mundo 2014, por exemplo, levou os alunos até as sedes de clubes de futebol. Botafogo, Vasco da Gama e Volta Redonda foram visitados. Além disso, o mesmo programa levou grandes ídolos do futebol brasileiro e mundial até a escola. Bebeto, Roberto Dinamite, Deley, Edmundo e outros falaram de perto com os alunos.

Já o Projeto Movimento Verde foi da educação ambiental até a inclusão social, com objetivo de despertar a comunidade da Jaqueira para propostas ecologicamente corretas. A escola recolhe o óleo de cozinha usado e separa lixo reciclável (papel, vidro, plástico, entre outros) para as cooperativas parceiras da escola.

Já o Projeto Olimpíadas 2016 permitiu que o atleta olímpico Giovane Gávio, medalhista olímpico do voleibol em 1992 e 2004, visitasse a escola. Os alunos também tiveram várias clínicas desportivas e puderam ir aos jogos olímpicos Rio 2016 assistir a modalidades de esgrima.

Outra ideia desenvolvida pela escola, o projeto “Soldado Brasileiro” é realizado em parceria com as Forças Armadas. A proposta é mostrar o lado filantrópico das tropas e as crianças conheceram quartéis e receberam atletas militares olímpicos na escola. Os alunos foram levados também a museus e instituições militares.

Já o programa “Luiz Marinho Fashion Kids” permite que os alunos desfilem numa passarela com a sua própria roupa e sapato, numa simplicidade enorme. Ao som de um DJ e com um fotógrafo profissional, os alunos se tornavam “top model” por um dia, na presença de seus pais.

O projeto “Superando Limites: somos todos iguais”, trabalha com temas como motivação, superação, autoestima e a inclusão social. “A cada ano e com muitas visitas diferentes para que os alunos possam entender que estudando e respeitando as regras, eles também poderão vencer. Mesmo se não forem atletas, mas vencer como cidadãos”, diz Fernando.

Programação para 2018

Para comemorar, funcionários e professores prepararam muitas ações para 2018. As atividades começarão no mês de março e se estenderão até o mês de dezembro. De acordo com Fernando Marlos, entre as atividades programadas está à realização de uma festa com a comunidade na escola. Os alunos também receberão vários atletas para a celebração.

– A programação continua com uma palestra sobre o combate às drogas, com a Polícia Civil e a Polícia Federal, juntamente com apresentação dos cães farejadores. Os alunos também terão a oportunidade de conhecer a Pedra Selada, em Resende, onde farão uma trilha. A visita ao Museu da Confederação Brasileira de Futebol e ao Aquário, o maior da América Latina já estão confirmadas, como também irão assistir ao jogo entre Volta Redonda e Botafogo/RJ, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda – destaca.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996