Escola faz ‘Caminhada pela Paz’ no bairro Santa Rita do Zarur

by Diário do Vale
caminhada escola vr (1)

Nas ruas: Evento reuniu professores, funcionários do centro infantil, alunos e pais
(Foto: Gabriel Borges/ Ascom VR)

Volta Redonda– Diretoria, professores, funcionários, pais e alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato no bairro Santa Rita do Zarur, promoveram na manhã de sábado (13), uma Caminhada Pela Paz, percorrendo algumas ruas do bairro. O evento faz parte do projeto ‘Eu Sou, Tu És, Mas Nós Somos Muitos’ que prega valores como amizade, respeito, amor, alegria, solidariedade, gratidão, paz. A saída foi por volta das 8h, da quadra da Escola Municipal Professor Waldyr Bede na Rua Lambari, para onde retornaram.
Cerca de 250 pessoas, incluindo mães e pais com crianças no colo e crianças maiores portaram cartazes, faixas e bolas coloridas e fizeram uma volta pelas ruas principais. As crianças receberam viseiras amarelas de proteção contra o calor. Uma viatura da Guarda Municipal fez a segurança do trânsito e dos manifestantes até a passeata completar o percurso. A diretora da escola, Paula Cristina de Souza Silva, lembrou que o projeto nasceu na Inglaterra e está chegando ao país.
– Este é um projeto que foi trabalhado pela primeira vez por uma turma dentro de uma escola pública de Volta Redonda e depois levado a outras turmas, envolvendo os professores, funcionários e os pais a trabalhar os valores coletivamente com as crianças – frisou.
O convite para a participação no projeto foi feito pelo Instituto de Psicologia Brasileiro e ganhou total adesão do Centro Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, onde estudam 366 crianças de 1 a 5 anos de idade, que começam a aprender esses valores coletivamente.
Os pais, que fizeram questão de participar da caminhada, elogiaram o projeto e se mostraram orgulhosos de participar junto com os filhos.
– Eu trabalhei em Porto Real até as 4 h da madrugada, mas quando cheguei em casa, o meu filho me lembrou que a participação era para toda a família e nem liguei de acordar cedo. Porque é um projeto muito importante para a formação dele – destacou Almir Augusto, acompanhado da mulher Gleice Kelly, com um dos filhos no colo.
A primeira das faixas levada por funcionários e pais dos alunos do Centro de Educação Infantil Monteiro Lobato pelas ruas, apresentava a escola, com a frase “O que é que o Monteiro Lobato Tem?”. A segunda respondia a pergunta: “Solidariedade, Gratidão, Alegria, Amor, Amizade”, etc. Uma terceira faixa lembrava que “A Paz começa dentro de cada um de nós”. A quarta citava a importância da Solidariedade: “Quando você estende a mão, o mundo enxerga o seu coração!”.
Cartazes citavam que “Gentileza gera Gentileza”, ou o uso da tecnologia e o idioma que vence barreiras. “A Informática e Inglês juntos construindo valores”. Ao final da caminhada pela Paz, todos participaram de um coquetel na quadra da escola.

Você também pode gostar

diário do vale

Av. Pastor César Dacorso Filho nº 57

Vila Mury – Volta Redonda – RJ
Cep 27281-670

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99974-0101 – Comercial

(24)  99208-6681 – Diário Delas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

© 2025 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996