Volta Redonda – A segunda-feira foi especial para os alunos da Escola Especializada Doutor Hilton Rocha, que atende deficientes visuais do município. É que eles participaram do ‘Dia da Beleza’, no Cras (Centro de Referência em Ação Social), do bairro Voldac. As atividades tiveram a participação dos alunos e da comunidade, que aproveitaram para fazer massagem, maquiagem, entre outros serviços.
Segundo a diretora da escola Hilton Rocha, Vera Lúcia Ferreira Cruz, é o segundo ano que o evento acontece. “A ação tem como objetivo estimular e ajudar na autoestima dos alunos. Mesmo com pouco ou total falta de visão eles podem ser vaidosos. Ao todo temos 57 alunos com algum tipo de deficiência visual”, contou.
Para a secretária de Educação, Rita Andrade, a parceria entre a escola e o Cras do bairro fortalece os laços da comunidade. “A participação da comunidade é muito importante. Por se tratar de Educação Especial, os alunos precisam fortalecer essa convivência social. É muito importante inserir a pessoa com deficiência visual a esse tipo de ação, estimula e ajuda no desenvolvimento”, disse.
De acordo com a aluna da Escola Hiton Rocha, Amália Vidal, que participou do evento, é muito importante para o deficiente visual vencer os obstáculos. “Já tem 15 anos que perdi a visão. É muito bom participar de um evento assim, pois saímos motivados. No começo pensei que nunca mais seria ativa, depois de entrar para a escola consegui me desenvolver. Hoje a vida tem mais sentido”, enfatizou.
O prefeito Samuca Silva afirmou que as atividades para a educação especial é de relevância na qualidade de vida. “Os alunos chegam à escola sem perspectivas, vários perdem a visão de um dia para o outro. Essas atividades ajudam na melhora da autoestima e, consequentemente, da qualidade de vida. Além de mostrar a parceria que é feita pelas secretarias nos eventos que mudam a vida dessas pessoas”, disse.
Novo secretário da Smac realiza visitas
O secretário de Ação Comunitária (Smac), Marcus Vinícius Convençal, o Marcão, também esteve presente no ‘Dia da Beleza’ no Cras Voldac. Ele foi acompanhado pela secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna.
De acordo com o secretário, essas ações são significantes para a comunidade. “Estamos conhecendo o dia a dia dos Cras para entender as articulações de cada rede. Por isso a Dayse está nos acompanhando, exatamente para planejar políticas integradas entre as pastas, principalmente aos direitos humanos”, disse.