
Na tela: Novo método surgiu após um projeto de sustentabilidade que visa economia de papel
Volta Redonda – A Escola Municipal Rubens Machado, do bairro Vale Verde, tem usado a tecnologia a favor dos estudantes. Com a ajuda de um aplicativo chamado “Plickers”, a partir de orientação da Secretaria de Educação, o professor de geografia está aplicando provas digitais nas turmas do 7º ano. A ideia de usar o novo método surgiu após um projeto de sustentabilidade que visava à economia de papel. Os alunos aprovaram a novidade.
Segundo o professor Everton Jardim, a avaliação é feita por meio de um cadastro num aplicativo onde as perguntas ficam registradas. “Primeiro nós cadastramos os alunos, através do seu número de chamada e seu nome. Depois elaboramos a prova no aplicativo. Essa avaliação pode ser dividida em quatro opções objetivas ou em afirmativas do tipo “falso e verdadeiro”. Eles recebem uma folha e cada uma tem um código diferente, ou seja, não há como colar. Após as perguntas serem feitas, o próprio aplicativo avalia em tempo real as questões”, disse.
Avaliação em tempo real é o principal objetivo do processo digital, além de avaliar de forma rápida o coeficiente dos alunos e suas dificuldades. Para a secretária de Educação, Rita Andrade, a escola evolui com as tecnologias.
– Essa geração de alunos é diferente das anteriores, então temos que buscar formas de avançar, usando a tecnologia como aliada no desenvolvimento educacional. Cada escola tem sua forma, característica e seu processo pedagógico – observou.
Para a diretora da escola, Aline Rebouças, a aplicação de provas está se adaptando a nova geração.
– Vejo que os alunos ficavam ansiosos para as provas aplicadas de forma tradicional. E com esse novo processo eles ficaram mais antenados. O conteúdo, o aprendizado e a interatividade que a tecnologia traz para a escola são positivos – disse.
O prefeito Samuca Silva comentou que a atual administração está buscando as melhores formas de desenvolvimento. “Vivemos em um mundo digital onde tudo está sendo substituído por uma tela. E a escola se adaptando as novas tecnologias ajuda no desenvolvimento global dos alunos. Temos que usar esses novos processos a favor da educação”, disse.
2 comments
Oiiiii????? Orientação da SME?????? Quando? Onde?
Só faltou dizer que o mérito é todo do professor, uma vez que as escolas não têm internet disponível nem pra professor, nem pra aluno. Parabéns ao professor que utilizou um aplicativo disponível na internet, no celular pessoal, usando seu seu próprio computador para cadastrar alunos e questões, na internet paga com seu salário (sem PCCS)
Comments are closed.