Escolas municipais de Porto Real têm Semana da Cultura Italiana

by Diário do Vale
Cultura e história: Alunos conhecem um pouco da Itália e dos primeiros moradores que deram origem a Porto Real (Foto: Divulgação PMPR)

Cultura e história: Alunos conhecem um pouco da Itália e dos primeiros moradores que deram origem a Porto Real (Foto: Divulgação PMPR)

Porto Real – História, música, culinária e dança italiana iniciaram a Semana da Cultura Italiana, na Escola Municipal Profª. Eliana Provazi. O evento que irá percorrer todas as escolas municipais até o dia 24 de junho, tem o intuito de resgatar e dar continuidade às tradições que deram origem à cultura estabelecida no município. Com banners e exposição de objetos pertencentes à Casa do Imigrante, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, relatou os acontecimentos que fizeram de Porto Real, a primeira colônia italiana do Brasil.

A iniciativa tem o respaldado da Lei Municipal 051/09 Cacilda Verri Marassi, que determina contato dos alunos com a Cultura Italiana. Como parceiros os Institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Dagaz, através do Projeto Condomínio Cultural, irão participar do evento, com a Oficina de Música, apresentando repertório italiano.
Na Escola Municipal Profª. Eliana Provazi o evento foi enaltecido com o ensaio de dança das músicas: Tarantella e La Bella Polenta, coreografadas pelos alunos da Pré-escola II.

– Temos um trabalho bastante acentuado em relação à cultura italiana na escola. Faz parte do nosso programa político-pedagógico incentivar a cultura italiana, com o objetivo de manter viva essa essência. A oração do Pai Nosso, músicas e danças, são ensaiados em italiano, diariamente, e apresentados uma vez ao ano, pelos alunos dessa unidade de ensino – enfatizou o diretor da escola, Robson Miranda.

O diferencial este ano será a distribuição do doce italiano, Latugue (que significa Laços de Amor), biscoito de canela e açúcar, confeccionados pela equipe da Cultura.

– É essencial sempre falar da cultura italiana, pois a história de Porto Real tem tudo a ver com a cidade. É importante fortificar esses conhecimentos na mente das crianças, para que elas sejam as primeiras a não permitirem que essa cultura morra – enfatizou a coordenadora dos Programas Culturais, Maristela Fonseca.
– Faremos em todas as unidades de ensino municipais a exposição de alguns objetos do acervo da Casa do Imigrante como jarra de água, máquina de costura, vindas da Itália, entre outros materiais – disse o coordenador da casa do Imigrante, Ariosto Roberto Pederassi.

Em parceria, através do Projeto Condomínio Cultural, os Institutos do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Dagaz participam de forma a apresentar a Oficina Musical, com repertório italiano.

– Os institutos estão auxiliando a promoção da cultura italiana em Porto Real com as oficinas de Dança, Teatro, Culinária, Artesanato, Música e Patrimonial (material e imaterial) – contou o instrutor de Patrimônio, Jader Hermann.

O Condomínio cultural segue até o mês de outubro e acontece em diversos polos da cidade como Sala Cultural, Horto Municipal e algumas escolas do município. Os interessados em participar das oficinas devem se dirigir até à Sala de Cultura, no Centro.

– A Semana da Cultura Italiana acontece nas escolas a fim de resgatar as tradições de uma cultura já intrínseca na cidade, e para não permitir que ela se perca, que é a cultura italiana. É importante que os jovens conheçam e não deixem morrer os hábitos originários da formação do município. Essa é uma atividade enriquecedora que estimula o contato com essa cultura e colabora, claro, com o processo de ensino-aprendizagem de outras culturas – opinou a secretária de Educação, Esporte, Lazer e Cultura, Maria Madalena Ferreira.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996