‘Escolinhas’ de esporte fazem a diferença em vários bairros

by Diário do Vale

Barra Mansa – Muitas das vezes idealizadas como projetos sociais que visam tirar das ruas crianças, adolescentes e jovens de comunidades carentes, as escolinhas de esporte de bairro também acabam por revelar grandes talentos, principalmente quando o assunto é futebol. Um exemplo é a Associação Atlética São Luís que, em 2011, FOI fundada como uma escolinha de futsal, tornando-se, em 2014, uma associação. De acordo com Genivaldo Silva, inicialmente a entidade priorizou as aulas de futsal como forma de ocupar o espaço da quadra poliesportiva do São Luiz. Com o passar do tempo, começou a disputar torneios de alto rendimento como Super Liga de Futsal Rio, UFSERJ, Torneio Regional e Copa Primavera.

A equipe de futsal também participou com equipes B e C em torneios como a Copa Sul Fluminense Diarinho do Vale de Futsal, Copa de Escolinhas e Copa Band. “Em 2014 deixamos de ser apenas uma escolinha de futsal, criamos a associação e o time também para o campo, chegando a marca de 300 atletas nas duas modalidades. A associação foi criada sem nenhum apoio financeiro do poder público, apenas de alguns parceiros, sendo um deles o Volta Redonda FC”, disse Silva.

Segundo ele, vários meninos da associação estão ou já estiveram no Voltaço, Barra Mansa Futebol Clube e Resende. “Temos também um atleta que passou pelo clube e hoje está no Clube de Regatas Vasco da Gama, o Lucas Alexandre, que foi campeão sul-americano com a seleção brasileira sub 17 e vem se destacando como um ótimo goleiro”, observou o presidente, ao acrescentar que o sucesso desses atletas faz com que muitas crianças também almejem a dedicação ao esporte.

Além de Lucas, a associação treinou o atleta Vitor Ramos, que começou aos 9 anos, indo para o Vasco e hoje jogando no sub17 do Madureira. Igor Rodrigues está no Voltaço. Outros destaque são os jogadores Pedro Luca, que está treinando no Flamengo, Pedro Fraklim, que treina no Voltaço, e Pedro Vítor, que faz parte do elenco profissional do Barra Mansa.

“Nossas crianças que, olham para estes atletas, sabem que podem almejar conquistas como estas por verem amigos que treinavam junto com eles, tendo sucesso nos esportes”, disse.

A comissão técnica no futsal e no futebol da associação é formada por voluntários, totalizando um grupo de 13 pessoas. Os treinos de futsal na quadra do Colégio Argemiro de Paula Coutinho. Já os treinos de futebol são realizados no campo Tupi, no bairro Apóstolo Paulo. Os treinos ocorrem durante toda a semana, dependendo de cada categoria.

O presidente da Sociedade Esportiva Real, David Rocha, é outro que acredita na força das escolinhas esportivas. Prova disso é que fundou a instituição há quase 20 anos, tendo hoje dois núcleos que funcionam no Clube Municipal, em Barra Mansa, e no Ciep do bairro Siderlândia, em Volta Redonda. Segundo ele, o projeto também é voltado para crianças carentes e, além dos times divididos por categorias, que participam de competições, inclui as escolinhas.

De acordo com ele, um dos maiores benefícios do esporte é o fator disciplina. Os participantes precisam estar com boas notas boas na escola e frequência em dia. David ressalta que também revelou muitos talentos:

“Temos jogadores que hoje estão em categorias do Vasco, Flamengo, Fluminense, Internacional, Cruzeiro, entre outros”, concluiu.

 

Por Roze Martins

(Especial para o DIÁRIO DO VALE)

You may also like

1 comment

Kleber 22 de julho de 2017, 16:46h - 16:46

Meu filho teve a honra de jogar e fazer parte da Família Real e tenho certeza que isso contribuiu para a formação de seu caráter !!!! Parabéns ao David e ao Noel pelo trabalho !!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996