>
domingo, 22 de maio de 2022 - 20:54 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Estado de escola no Cajueiro, em Barra Mansa, preocupa

Estado de escola no Cajueiro, em Barra Mansa, preocupa

Matéria publicada em 25 de junho de 2015, 17:02 horas

 


Segundo pais de alunos, imóvel que abriga a Escola Municipalizada Bairro Cajueiros está sem condições de segurança

 Degradada: Estudo técnico da prefeitura definiu que atual imóvel será demolido para dar lugar a uma nova unidade (Foto: Felipe Vieira)


Degradada: Estudo técnico da prefeitura definiu que atual imóvel será demolido para dar lugar a uma nova unidade (Foto: Felipe Vieira)

Barra Mansa – A situação de uma escola no bairro Cajueiro, em Barra Mansa, está preocupando pais de alunos e professores. O imóvel que abriga a Escola Estadual Municipalizada Bairro Cajueiros está com infiltrações e em mau estado de conservação, e os estudantes, a maioria crianças, têm que conviver diariamente com a insegurança. No pátio, por exemplo, uma cadeira é colocada em cima de uma cisterna de água para sinalizar e impedir um acidente.

Segundo o pai de um aluno e membro do conselho escolar, Ricardo Moreira de Paula, a situação já dura mais ou menos três anos e que eles já buscaram soluções junto à prefeitura, que informou que o primeiro passo para terem às reivindicações atendidas era a montagem de um conselho escolar, o que foi feito no ano passado.

– A gente montou um conselho e durante uma reunião entre a diretora do colégio e o subsecretário de Educação, ele informou que o imóvel não tinha solução e teria que ser demolido e construído outro no lugar, mas até agora não temos nenhuma informação de quando isso vai acontecer. Isso não sai do papel e já vai se arrastando desde 2012. A nossa preocupação é que se não acontecer neste ano, no ano que vem vai ser difícil, já que é ano de eleição – disse Ricardo, que lembrou que o conselho escolar chegou a ver a planta do novo colégio, que pelo projeto, será num prédio de três andares.

Sobre os problemas atuais da escola, Ricardo listou algumas situações.

– As salas estão todas com infiltração, uma biblioteca foi improvisada no meio do corredor e o colégio não possui uma fachada. Além disso, a caixa d’água é de apenas 500 litros, e quando há falta d’água o turno da manhã até consegue ter aula, mas os alunos da tarde não conseguem porque sem água não tem como eles terem merenda e são dispensados – comentou.

E se não bastasse todos os problemas, Ricardo lembrou que no entorno do colégio também há a falta de sinalização de trânsito.

– A situação está muito difícil. No entorno da escola não tem uma placa de sinalização indicando que se trata de um local onde há a circulação de crianças, e elas são pequenas, são alunos do pré-escolar até a 4ª série. Tem que ter. Além disso, não há um quebra-molas, nem faixa de pedestres – reclamou.

Kelly Cristina da Silva de Resende é mãe de um aluno e contou que o problema de estrutura é tão grande que no pátio da escola, onde eles têm que fazer Educação Física, há um poste desmoronando, oferecendo riscos aos estudantes e profissionais.

– Não possui uma quadra para a realização das aulas de Educação Física. Eles acabam fazendo no pátio da escola, que além de ser pequeno também não é coberto, o que impossibilita que os alunos tenham aula quando chove – afirmou.

A diretora-adjunta do colégio, Thaiany Lima de Santana, contou que quando necessário, a associação de moradores do bairro ajuda na manutenção da escola.

Obras de nova escola devem começar este ano

A secretaria de Educação de Barra Mansa, através da assessoria de imprensa da prefeitura, informou que depois de um estudo técnico, foi definido que o atual imóvel da Escola Estadual Municipalizada Cajueiros será demolido e no terreno construído uma nova unidade. A previsão é que as obras comecem ainda este ano e um processo de licitação foi aberto para a contratação da empresa que irá construir a nova escola. Ainda de acordo com a prefeitura, como o processo de licitação ainda está em andamento, não foi definido para onde e quando os alunos serão realocados, enquanto a nova escola estiver sendo erguida.

Já em relação às reclamações sobre a falta de placas de sinalização de trânsito, a secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, por meio da Coortran (Coordenadoria de Trânsito e Transporte), informou que irá até o local para realizar um estudo para a implantação de quebra-molas e sinalizações vertical e horizontal.

 

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

17 comentários

  1. Prefeito? Subsecretário bom? secretaria de educação boa? kkkkkk as escolas de BM estão jogadas as traças. Falta material, falta pessoal capacitado, falta funcionário nas escolas… pior equipe da secretaria de educação até hoje.

  2. Professor Indignado

    Educação nenhuma aguenta 4 anos de PT+ 12 anos de PMDB…..O Jonas vem até tentando mais é muito problema acumulado e olha que temos um bom Sub-Secretário, porém com a atual secretária extremamente política + equipe ruim….nada vai acontecer.

  3. É PENA VER UMA ESCOLA COM ÓTIMO PROFISSIONAIS COMO ESSA ESTA NAS CONDIÇÕES QUE ESTÁ, MEU FILHO ESTUDA LÁ E NÃO TENHO A RECLAMAR DO CORPO DOCENTE DA ESCOLA QUE O RECEBEU DE BRAÇOS ABERTOS E COM MUITO CARINHO. SOU MORADORA DO BAIRRO 9 DE ABRIL E DECIDI COLOCAR ELE NA ESCOLA CAJUEIROS DEPOIS DE SER BEM INFORMADA SOBRE A ESCOLA. SR. PREFEITO DÊ MAIS VALOR AS PESSOAS QUE PRESTAM DE VERDADE SERVIÇO A PREFEITURA E FAÇA AS OBRAS NECESSÁRIAS PARA A ESCOLA CONTINUAR FUNCIONANDO E EDUCANDO AS CRIANÇAS QUE PRECISAM DELA.

  4. Tenho ficado preocupada com a falta de segurança do Colegio municipal dr mauricio amaral na vila coringa. minha filha estuda na parte da manhã e tenho visto que os portões, tanto de entrada quanto o principal ficam abertados a todo momento. não há disciplinario e a maioria dos estudantes neste horário são criança abaixo de 10 anos… por favor, vamos verificar isto Secretária municipal da educação… diretora do colégio, ajuda ae…

  5. PREFEITO EM BARRA MANSA????

    NAO TE PERTENCE….KKKKKKK

    NASCIDO E CRIADO EM BARRA MANSA

    O QUE TEMOS QUE FAZER PRA TRAZER O NETTO…..????

  6. Fico triste em ver que uma escola que fez parte de minha infancia esteja nessas condicoes ”abandonada” ……Tomara que arrumem logo pois as criancas do cajueiro, recanto do sol, mangueiras, etc… precisam dessa escola….esses bairross de bm ja foram esquecidos a muito tempo….

    • o negócio é fazer igual a Califórnia passar pra volta redonda. duvido que esse prefeito vá realmente fazer alguma coisa estou ouvindo essa história de que esse colégio vai ser reformado a uns 2 anos.

  7. Minha mãe foi merendeira nessa escola, quando era estadual e as condições já não eram 100%. Os funcionários já conviviam com riscos, pois apareciam alguns escorpiões! Fico feliz em saber que a escola será reconstruída e ao mesmo tempo fico triste, por saber que algo q fez parte da minha infância não existirá mais, ainda mais sabendo que é uma das poucas e boas memórias que guardo do tempo que morei em Volta redonda. 🙁

  8. A PREFEITURA DE BARRA MANSA DEMORA A RESOLVER OS PROBLEMAS. TEMOS UM PEDIDO DE PONTO DE ÔNIBUS NA RUA FRANSCISCO RIBEIRO DE SOUZA ALTURA DO N.239 BAIRRO MANGUEIRA,DEVIDO A MUDANÇA DO TRÁFEGO EM ALGUMAS RUAS. ESTE PEDIDO ESTA PARADO DESDE JANEIRO/2015 ATE A DATA DE HOJE(26/06/2015). SR. LUZIAR VAMOS AGILIZAR, OS IMPOSTOS ESTAM SENDO RECOLHIDOS. POR ESTARMOS MAIS PERTO DE VOLTA REDONDA, SOMOS PENALIZADOS PELO DESCASO QUANDO TEMOS ACIONAR A PREFEITURA DE BARRA MANSA, FUNCIONÁRIOS DESPREPARADOS, NUNCA SABEM DE NADA E NÃO RESOLVEM NADA. OS MORADORES DA REGIÃO LESTE DE BARRA MANSA DEVEM COMEÇAR A PENSAR, CIDADE DE BARRA MANSA OU VOLTA REDONDA. EU POSSO PROVAR, BAIRRO MANGUEIRA NUNCA TEVE CRECHE, ESCOLA ENSINO FUNDAMENTAL, ENSINO MÉDIO. GRAÇAS A DEUS TEMOS A PREFEITURA DE VOLTA REDONDA, PARA AJUDA AS FAMÍLIAS QUE NÃO PODEM PAGAR ESCOLA PARTICULAR PARA SEU FILHO(A).

  9. Conforme disse o amigo acima Dione, cajueiro recanto do sol paraíso vila Elmira. Mangueira estes bairros estão abandonados a muito tempo.
    Os políticos de barra mansa só irão aparecer por la nas eleição bando de cara de pau,ainda tem muitos por ai que falam mal do NETO prefeitura de bm deveria aprender com ele o cara transformou Volta Redonda quem não sabe só ver na Internet com era e como é hoje VR, bairro Mangueira tem rua que nunca viu a cara de asfalto isso pra mim é uma vergonha ,e vão la ainda fica fazendo promessas em vão…
    DEVERIA PEDIR PRA SAIR SE NÃO TEM CAPACIDADE DE ADMINISTRAÇÃO PAGAMOS IMPOSTO E CADE O RETORNO EM OBRAS “TO ENGANADO OU NÃO É ISSO QUE DIZ NOSSAS LEIS.”.

  10. Lamentável isso! Falta de amor…
    Minha vida escolar começou ali!!!
    Fiquei triste em saber quão grande é a falta de responsabilidade das autoridades competentes!!!

  11. A maioria das crianças dos bairros, Paraíso, Recanto, Mangueira, Cajueiro e Vila Elmira que são bairros de Barra Mansa já estudam em escolas de Volta Redonda faz muitos anos.

  12. Poxa essa escola fez parte da minha infancia é triste ver que ela esta nesse estado horrível! Pior q ainda esta funcionando perigo para as crianças.

  13. Realmente a escola esta num estado deplorável , meu filho de 8 anos estuda no período da tarde,porem,
    gostaria de ressaltar que o corpo docente (professores, auxiliares ,diretoria…..) são excelentes profissionais ,
    agora o Prefeito tem que agilizar de uma forma rápida e duradora essa nova construção da escola Cajueiro.

  14. B.m nao tem prefeito cajueiro recanto do sol paraiso vila elmira. Mangueras estes bairros estao abandonados a muito tempo eles so vem quando que votos para eleiçao

  15. Poxa que pena,minha vida na escola começou ali,quando era estadual..
    governantes gastam dinheiro com tanta palhaçada,sera que nao tem grana pra reformar essa escola?

  16. E ISSO AI…. PAGE O IPTU DE BARRA MANSA….

Untitled Document