terça-feira, 11 de maio de 2021 - 20:40 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Estrada Surubi-Bulhões vai ganhar duas novas pontes

Estrada Surubi-Bulhões vai ganhar duas novas pontes

Matéria publicada em 20 de março de 2018, 18:58 horas

 


Pontes: Obras seguem em ritmo acelerado no local. 40% da via já está com sub base e base prontas para receber o asfalto - Divulgação

Pontes: Obras seguem em ritmo acelerado no local. 40% da via já está com sub base e base prontas para receber o asfalto – Divulgação

Resende – A estrada Surubi-Bulhões, que está recebendo importantes obras de infraestrutura e será totalmente pavimentada pela prefeitura, está ganhando duas novas pontes: uma no 1,6 km, sentido Bulhões, cujos trabalhos já estão bastante adiantados, e outra no 2,4 km, onde os serviços também seguem em ritmo acelerado. A construção das travessias faz parte de um projeto global de urbanização da via, que havia sido paralisado na gestão anterior e foi retomado pela atual administração em outubro do ano passado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, na ponte localizada no 1,6 km já foram instalados os pilares das cabeceiras e também as vigas transversais que servem de base para o tabuleiro da ponte (pavimento que suporta as cargas de circulação). Os trabalhos agora estão concentrados no escoramento dessas vigas para que o tabuleiro possa ser instalado. A previsão é que a travessia fique totalmente pronta em 45 dias.
Já no 2,4 km, a construção da travessia está na fase de preparação das ferragens dos pilares e instalação das vigas transversais superiores. A previsão de conclusão dos trabalhos nesse caso é de 60 dias. Além da construção das duas pontes, a estrada Surubi-Bulhões também está recebendo serviços como aterro, corte de talude, instalação de calhas para recolhimento da água das chuvas, construção de galerias e colocação de meio-fio, além da implantação da sub base e base das pistas de rolamento, que já chegou a 40% da via.
Todo o serviço, que está sob a responsabilidade da empresa Vale Sul, vencedora do processo licitatório, é acompanhado de perto por técnicos da prefeitura que, além de fiscalizar a execução das obras, também fazem o controle tecnológico dos trabalhos realizados para atestar sua qualidade.

Projeto

Realizada com recursos oriundos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), com financiamento do Governo Federal e contrapartida da Prefeitura, a urbanização da estrada Surubi-Bulhões, num total de 8,5 quilômetros de extensão, está orçada em cerca de R$ 25 milhões. De acordo com o projeto, no local serão feitos serviços de drenagem, pavimentação, iluminação e sinalização da rodovia, que terá duas pistas de rolamento (mão e contramão), ciclovia com dois metros de largura em uma das margens e calçadas com 1,5 metro de largura nas duas laterais. Após a sua conclusão, a via será mais uma opção de entrada e saída do município, com acesso direto à rodovia Presidente Dutra.

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

5 comentários

  1. Avatar

    a bandidagem agradece pelo asfalto, pois aquela via é muito usada por eles, é necessário se pensar na fiscalização por ali para que se evite uma possível rota de drogas, pois vias sem fiscalização policial tendem a isso.

    • Avatar
      liberdade e propriedade

      Negativo, pois nada muda em relação ao posto da PRF. Mas tem sim que se preocupar em relação a caminhões evitando a balança da ANTT, uma carreta, carregada de brita, evitando a balança, derrubou a centenária ponte metálica dessa estrada, no limite entre Resende e PR.

  2. Avatar
    Liberdade e propriedade

    Vai ter a ponte sobre o Paraíba, ligando essa estrada à Dutra?

    • Avatar

      Amigo. Esta entrada não passa sobre o Rio Paraiba. Sendo assim não se faz necessário.

    • Avatar
      liberdade e propriedade

      É óbvio que não passa, do contrário a ponte já existiria e eu não teria perguntado. Perguntei pois o projeto de modernização dessa estrada contempla uma variante passando sobre o Paraíba e interligando à Dutra em frente à UERJ. Tem uma reportagem recente no DV falando sobre isso. Gostaria de saber a previsão atual dessa ponte, por isso fiz o comentário.

Untitled Document