Estudante de Barra do Piraí ferida em acidente na Inglaterra se recupera bem

by Diário do Vale
De perto: Nayara junto da mãe, Antônio Araújo, que acompanhou a filha durante a recuperação (Foto: Reprodução Facebook)

De perto: Nayara junto da mãe, Antônio Araújo, que acompanhou a filha durante a recuperação (Foto: Reprodução Facebook)

Liverpool – A estudante Nayara de Araújo, de 22 anos, moradora do bairro de Fátima, em Barra do Piraí, que sofreu um grave acidente em fevereiro deste ano quando passeava pela cidade inglesa de Liverpool, se recupera bem do trauma que sofreu. O DIÁRIO DO VALE conversou com a jovem que permanece internada em um hospital inglês e ainda este mês passará por mais uma cirurgia na cabeça. Nayara é estudante de Engenharia Mecânica da UFF, em Volta Redonda, e estava no exterior através do programa do Governo Federal “Ciências Sem Fronteiras” desde o ano passado. Sobre o acidente que chegou a deixá-la em coma induzido por algum tempo, ela disse que não se lembra de nada e só sabe do que lhe contaram. A maior expectativa de Nayara, atualmente, é que o cérebro dela aceite bem a placa que será implantada na cirurgia.
– Isso [o acidente] me fez olhar a vida de outra forma. Eu tenho que zelar mais por essa segunda chance que Deus me deu. Devo sair em dois ou três meses. Minha maior expectativa é
que meu cérebro aceite bem a placa, porque eles tiveram que remover uma parte grande do meu crânio. Essa placa é para restabelecer a proteção do meu cérebro – explicou, reforçando que assim que possível, deseja terminar o último ano de Engenharia Mecânica na UFF.

Nayara Araújo é estudante da UFF e participava do programa 'Ciências sem Fronteiras' na França (Foto: Reprodução Facebook)

Nayara Araújo é estudante da UFF e participava do programa ‘Ciências sem Fronteiras’ na França (Foto: Reprodução Facebook)

Pelo fato de Nayara ter se acidentado em outro lugar, que não o seu destino referente ao “Ciências Sem Fronteiras”, em Lyon, na França, ela não havia conseguido receber ajuda do
governo federal, através do seguro oferecido pelo programa. Na época, a jovem passou, inicialmente, por uma cirurgia na cabeça, devido a um coágulo, e sofreu várias fraturas pelo corpo.

A estudante disse que já não sente tanta dor na perna esquerda, no quadril e na cabeça, como no início. “Eu estou me sentindo muito melhor”, afirmou ela, que há um mês saiu do hospital público onde estava internada desde o acidente e foi transferida para um centro de reabilitação especializado a pacientes com danos no cérebro, o ‘The Walton Centre for Neurology and Neurosurgery’.

No centro de reabilitação, Nayara está em um quarto individual, diferente do hospital anterior, onde tinha que dividir com outros cinco pacientes. A universitária havia sofrido uma fratura na região pélvica e um mês após o ocorrido, deu início às tentativas de recuperação. A princípio, ela contou que teve dificuldade, mas aos poucos teve controle sobre os movimentos da perna.

– Comecei a tentar a andar, mas eu não tinha força nenhuma na perna esquerda. Eles me deram um andador para ver se eu conseguia andar. Comecei a fazer fisioterapia e a cada semana eu notava uma melhora. Hoje eu já ando sem nenhum problema, sem nenhuma ajuda – relatou. Ela completou ainda dizendo sobre o tratamento que recebe pela equipe médica e suas atividades diárias: “Aqui eu continuo tomando os remédios que eu preciso e todo mundo me trata muito bem. Eu tenho fisioterapia todos os dias e também tenho terapia ocupacional”, disse.

‘Juntos pela Nayara’

Quando sofreu o acidente, em 19 de fevereiro, amigos e familiares da universitária se mobilizaram através da internet na campanha “Juntos pela Nayara”, para conseguirem arrecadar
dinheiro para que a mãe dela, Antônia Araújo, fosse para Liverpool acompanhá-la durante o tratamento e também para custear os gastos médicos. Na época, a mobilização conseguiu
ultrapassar a quantia de R$ 10 mil. Antônia ficou por um tempo com a filha e voltou para o Brasil no início de maio para buscar a outra filha de três anos. A previsão era que ela chegasse nesta segunda-feira (13) à Inglaterra.

Mas enquanto a Antônia veio para o Brasil, Nayara não ficou sozinha. Antes do acidente, ela conheceu um rapaz, Richard Forrest, com quem começou a se relacionar e começou a namorar após algumas semanas em que ela acordou do coma induzido. “O meu namorado mudou de Newport para essa cidade para ficar perto de mim e ajudar a minha mãe”, contou ela, contente, destacando a presença diária dele no centro de reabilitação.

You may also like

4 comments

Rafael 14 de junho de 2016, 22:50h - 22:50

Oi Nayara, que bom saber de sua recuperação! Deus te abençoe e sustente, bem como sua mãe ao seu lado. Todos os que te conhecem estão torcendo por vc, e nós tb, leitores do jornal e que soubemos de sua história através dessa reportagem. Desejo excelente recuperação!! Abcs, Rafael, Volta Redonda.

vovõ garoto 14 de junho de 2016, 15:41h - 15:41

É, Ciência Sem Fronteira, realmente sem fronteira.

Mara 14 de junho de 2016, 12:33h - 12:33

Deus abençoe ela para que possa retornar logo de volta para junto de toda familia .

REALIDADE 14 de junho de 2016, 10:47h - 10:47

QUE O SENHOR JESUS POSSA A CADA DIA ESTAR TE ABENÇOANDO TE FORTALECENDO ILUMINANDO SEUS CAMINHOS TE DANDO MUITA SAUDE E QUE VOCÊ POSSA SE RECUPERAR PLENAMENTE EM TUDO NA SUA VIDA.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996