quarta-feira, 23 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Estudantes abrem a Semana Nacional do Trânsito em Volta Redonda

Estudantes abrem a Semana Nacional do Trânsito em Volta Redonda

Matéria publicada em 18 de setembro de 2019, 18:36 horas

 


Primeiro dia da campanha contou com ações educativas na Mini Cidade do Trânsito, na Ilha São João

Alunos da Escola Municipal Luiz Cantanhede participaram de atividades na Mini Cidade do Trânsito
(Foto: Evandro Freitas- Secom PMVR)

Volta Redonda– As ações da campanha Semana Nacional do Trânsito, em Volta Redonda começaram na manhã desta quarta-feira (18). Com o  tema “No trânsito, dê sentido à vida”, a turma do 5º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Luiz Cantanhede, do Brasilândia, participou de atividades na Mini Cidade do Trânsito, na Ilha São João. Para a jovem Rebeca dos Santos, 10 anos, foi muito legal o dia de aprender fora da escola.

– Primeira vez que participo de evento sobre trânsito. Eu vejo muita gente ultrapassando o sinal vermelho e é importante aprender sobre as regras do trânsito. A minha mãe dirige e respeita as regras – comentou Rebeca, que teve o apoio do colega de classe Lucca Bittencourt, de 11 anos: “Já dirigi kart em shopping e achei legal vir aqui hoje, até porque é a primeira vez que venho à Ilha São João”.

A primeira atividade para os estudantes foi uma palestra/teatro da Guarda Municipal que contou com uma apresentação de ventríloquo. O objetivo foi destacar informações e ações sobre segurança no trânsito, como atravessar na faixa, atentar para mudança de sinalização nos semáforos, entre outras. O comandante da GMVR, Dalessandro de Assis, ressaltou a importância de fazer com que as crianças se tornem multiplicadores das boas práticas no trânsito.

– Desde pequeno precisamos criar cidadãos, aprender sobre ética, direitos e deveres. E no trânsito não é diferente, você deve cumprir seus deveres e exigir os seus direitos. As crianças assimilam melhor e passam para os pais também. Se um pai comete uma infração mínima, o filho alerta. É muito importante ter esse evento, conversar com as crianças para se tornarem adultos conscientes – afirmou Dalessandro.

Em seguida, os alunos assistiram a uma exposição do 22º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) que levou um acervo com equipamentos utilizados pelos bombeiros, como extintor e a escada magirus. Depois foi a vez de os estudantes percorrerem a Mini Cidade do Trânsito com o carrinho e aprender na prática sobre as regras do trânsito.

O prefeito Samuca Silva falou sobre a importância de ações educativas no trânsito e ressaltou o trabalho realizado pela estrutura da administração municipal.

– Estamos com a Guarda Municipal garantindo o cumprimento das regras do trânsito, mas o papel educador é fundamental para criar um trânsito mais seguro. E nada melhor que começar com as crianças, formando cidadãos conscientes. Parabéns a todos que estão investindo nessa campanha muito importante para nossa sociedade – disse.

A Semana Nacional do Trânsito segue até o próximo dia 25, com ações também na Vila Santa Cecília e no Kartódromo Internacional, no bairro Aero Clube, incluindo distribuição de material informativo. Participam estudantes da rede pública, jovens da Fundação Beatriz Gama (FBG) e crianças do projeto Guarda Mirim. O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista, chamou a atenção para a importância da campanha no sentido de preservação da vida.

– Estamos conscientizando principalmente sobre a prevenção. São muitos os atores no trânsito e cada um tem seu papel. A Semana Nacional do Trânsito ajuda a reforçar esse sentimento de pensar em um trânsito mais seguro para todos – frisou o secretário.

Como parte da programação, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil irá expor maquete e levará o jogo de tabuleiro “Riscolândia”, que ensina como prevenir e como agir em casos de catástrofes naturais. Idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Unicef, o jogo apresenta aos estudantes como funciona a Defesa Civil para que sejam multiplicadores de informações na família e na comunidade.

A programação

19/09 (Quinta-feira) – Kartódromo Internacional de Volta Redonda

Horário: Das 14h às 16h

– Escola Municipal Tocantins;

20/09 (Sexta-feira) – Vila Santa Cecília

Horário: Das 9h às 11h

– O Corpo de Bombeiros de Volta Redonda para apresentação/exposição;

– Defesa Civil exposição/apresentação;

– Escola Municipal Fernando de Noronha;

– A Guarda Municipal com a inspetora Wilma com equipe e guarda mirim;


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document