>
quarta-feira, 25 de maio de 2022 - 11:50 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Estudantes de escola pública de Volta Redonda conquistam Sul Americano de Robótica

Estudantes de escola pública de Volta Redonda conquistam Sul Americano de Robótica

Matéria publicada em 18 de outubro de 2016, 16:25 horas

 


campeonato-robotica2

Volta Redonda – A equipe Jaguar Baby, formada por alunos da Escola Municipal Rubens Machado – no bairro Vale Verde – conquistou o título de Campeã Latino-Americana de Robótica na Dança de Robôs. O feito aconteceu no último dia 11, quando os jovens ganharam a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2016, na categoria primária. A competição foi disputada no Recife e a equipe foi formada por nove alunos da E.M. Rubens Machado.

– Foi muito positivo e ficamos felizes por proporcionar essa oportunidade para esses jovens. A escola fica em uma área de comunidade carente e eventos como esse transmitem ideia de vida positiva. Estamos mostrando novos caminhos e eles estão realizando da melhor maneira possível – disse a secretária municipal de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, a Tetê.

Noventa escolas de todo o Brasil disputaram a etapa nacional da OBR 2016, que aconteceu em Recife (PE). O evento faz parte de outros eventos científicos e de divulgação de grande relevância para o Brasil e para a América Latina, como a Latin American Robotics Competition (LARC)/Competição Brasileira de Robótica (CBR), Latin American Robotics Symposium (LARS)/Simpósio Brasileiro de Robótica (SBR), Mostra Nacional de Robótica e Workshop de Robótica Educacional (WRE). Dentro da CBR e da LARC existe a categoria dança, onde este ano nove equipes brasileiras competiram – não houve equipes de outros países.

A coordenadora do projeto, a professora de Informática e Robótica, Patrícia Osório Pereira, afirmou que o desempenho dos alunos de Volta Redonda foi muito elogiado pela comissão organizadora da competição, da qual a equipe já participou em edições anteriores.

– Este ano foi surpreendente, eles foram muito elogiados pelo desempenho na tecnologia de montagem, programação e apresentação. Nós temos um projeto conjunto de Inglês e Robótica, e uma aluna – Bianca Romero – fez toda a apresentação em inglês, o que surpreendeu a comissão organizadora – disse Patrícia, que completou: “Foram cinco dias de muito trabalho no Recife. Eles saíram preparados daqui, mas o robô vai desmontado e montado no local, onde temos que ajustar as peças e verificar tudo para que a programação funcione corretamente”.

A coordenadora do projeto de Robótica explicou ainda que os alunos fabricaram os robôs “do zero”, fabricando todas as peças: “O empenho deles é fantástico. Eles montaram os robôs a partir de chapas de alumínio, dobraram todas as peças, fizeram tudo”. De acordo com Patrícia, o projeto tem quatro anos – “Temos alunos que estão desde o início, cresceram dentro do projeto”, salientou – e recebe total apoio da SME.

– A secretária Therezinha e o prefeito Antonio Francisco Neto dão um apoio fundamental, temos todos os recursos. Este é um projeto que não pode parar, está mudando a mentalidade dos estudantes no Vale Verde, e até das mães. É muito significativo isso – pontuou.

A professora explicou ainda que este ano a referência para a fabricação dos robôs e a apresentação foi a cultura do Estado do Rio. “Este ano eles levaram os robôs Malandro e Carmem Miranda, mostrando a cultura do Estado do Rio, com o samba. E o nome da equipe – Jaguar Baby – é em homenagem ao mascote do Voltaço. Eles até tiraram fotos com a torcida do Voltaço antes da viagem, foi muito bacana essa força”, disse Patrícia.

A coordenadora disse que o projeto de Robótica traz “realização” como professora para ela. “Me sinto uma professora realizada por poder oferecer a eles uma oportunidade de mostrar como eles são capazes. Este ano foi de muitas emoções: eles estavam muito preparados, nós sabíamos, mas a garra e o empenho deles durante a disputa foi surpreendente”, afirmou.

Projeto

As oficinas de robótica são ministradas na unidade de ensino através do Programa Mais Educação, implantando em parceria com o Governo Federal. De acordo com a diretora da Escola Municipal Rubens Machado, Aline Lopes Rebouças Gomes, esse tipo de premiação serve de inspiração para os alunos e para a comunidade do Vale Verde. “É uma escola de comunidade carente e acontecimentos como esses melhoram a autoestima dos alunos. Conseguimos despertar essa vontade de mudar neles”.

Na última edição da Competição Latino-Americana e Brasileira de Robótica, que aconteceu em Uberlândia (MG), em 2015, a turma de robótica da Escola Municipal Rubens Machado ficou entre os três melhores trabalhos apresentados na categoria dança de robô. Com o título em 2016, a equipe Jaguar Baby se tornou a representante do Brasil na categoria na Robocup 2017, que será disputada no Japão.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

13 comentários

  1. O CARA QUE MORA LOGO ALI

    Estudei nessa escola que fica numa região alvo de muitos preconceitos. Saí de lá e fui para a ETPC com bolsa integral onde me formei há 10 anos.
    Hoje sinto orgulho ao ver essa garotada representar a minha cidade em um evento como este.
    PARABÉNS E.M. RUBENS MACHADO!

  2. Poxaa.. Parabens !!!!!!

  3. Na reportagem foram citados os nomes da secretária municipal de educação, da coordenadora do projeto, do prefeito e da diretora da escola. E OS NOMES DOS ALUNOS E PROFESSORES ENVOLVIDOS ??

    • Obrigada pela defesa… Mas a coordenadora do projeto é a professora de Robótica da escola… a que esta na foto, e os professores de Geografia/Robótica e de Inglês…

  4. pagador de impostos

    Parabéns aos professores envolvidos no projeto. De novo, parabéns aos professores envolvidos no projeto.

  5. Parabéns Alunos e professores por esta conquista! !! Que venham muitas mais . Esse é o caminho estudem !!!

  6. PARABÉNS ALUNOS E PROFESSORES,CONTINUEM ASSIM,VCS JA SÃO VENCEDORES

  7. Parabéns ! garotada,pelo prêmio.

  8. Parabéns garotada.

    Podem contar com o Samuca ano que vem pra dar uma força.

    Ele é tio, não é avô.

  9. Parabéns! Volta Redonda é terra de vencedores…

  10. Parabéns pelo prêmio, que vem a coroar a dedicação de estudantes e mestres!!!
    Agora é rumo ao Japão!!!

Untitled Document