ETE de Engenheiro Passos começa a ser implantada

by Diário do Vale
ampliacao-da-ete-aman-jorge-trindade-116

Quase pronta: Obra, que está orçada em R$ 3 milhões, é realizada pela Concessionária Águas da Agulhas Negras
(Foto: Divulgação)

Resende – A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Engenheiro Passos deverá ter sua instalação concluída nas próximas semanas. A obra, orçada em R$ 3 milhões e realizada pela Concessionária Águas da Agulhas Negras, não constava no contrato de concessão, mas foi inserida no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) a pedido do prefeito José Rechuan. A previsão é que a estação beneficie cerca de 3.600 moradores do distrito.

A Licença de Implantação (LI) foi concedida pela Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR) e o terreno onde a estrutura pré-fabricada será instalada já está sendo preparado para recebê-la. Paralelo a isso, a concessionária está dando continuidade à construção de 1.700 metros de rede e cinco estações elevatórias que farão parte do sistema. De acordo com o presidente da Agência de Saneamento de Resende (Sanear), José Renato Bruno Carvalho, Engenheiro Passos receberá uma estrutura moderna.

– O contrato de concessão prevê que 90% do esgoto de Resende sejam tratados até 2019. Atingiríamos esse número ainda que a estação de Engenheiro Passos não fosse construída, mas o prefeito Rechuan entendeu a necessidade de atender os moradores daquela localidade e a obra foi incluída no TAC. Essa ETE será dotada de tratamento terciário, o mais eficiente que existe hoje. Isso está além do que é exigido tecnicamente – explica José Renato.

ETE Aman

Outra obra em andamento é a duplicação da ETE Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), que vai atender cerca de 20 mil pessoas da região do Grande Paraíso e está quase concluída. A estação deverá estar em pleno funcionamento no primeiro bimestre do próximo ano, e assim 72% do esgoto do município passará a ser tratado. O convênio entre a Aman e a Águas das Agulhas Negras, assinado com a anuência da Prefeitura em 2015, possibilitou a cessão da área para a duplicação e modernização da estrutura que já existia. O espaço da Aman cedido tem 29.600 metros quadrados. A contrapartida será o tratamento de esgoto também da Aman.

ETE Ipiranga e ETE Surubi- Para atingir a meta de 90% do esgoto tratado até 2019, a Prefeitura conta ainda com a construção das ETEs Ipiranga e Surubi. A ETE Ipiranga já tem sua área definida e o processo de licenciamento está bem adiantado. Já a área da ETE Surubi está sendo negociada com a Aman e seu licenciamento deverá ser solicitado em breve.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996