Evento em Barra Mansa comemora ‘Consciência Negra’

by Diário do Vale

Barra Mansa – Como parte das celebrações do mês da Consciência Negra, o Projeto de Ação Sociocultural Sorriso Negro será realizado no próximo sábado (12), a partir das 16 horas, no bairro Santa Clara. O evento tem como objetivo promover a participação e a integração da comunidade através da cultura e da cidadania. A programação abrange diversas faixas etárias e ressaltar a valorização da cultura negra.

A ação abordará também a questão socioambiental, visando desenvolver ideais e iniciativas para a recuperação do córrego que corta o bairro do seu entorno. O objetivo é revitalizar a área e torná-la um espaço de convivência dos moradores. Diversas expressões artísticas serão apresentadas durante o evento, como dança, música, audiovisual e literatura. Uma procissão em homenagem a Nossa Senhora Aparecida dará início à programação, simultaneamente haverá apresentação de capoeira e de grafites.

Para a sacerdotisa Patrícia Freitas, dirigente da Casa Omariô de Jurema, a ação será importante para trazer melhorias ao bairro.

– Existe uma grande necessidade de que os olhares do Poder Público se voltem para o nosso bairro, que é lindo, mas sofre com a presença de uma vala, que originalmente é um córrego. Através da cultura, que é um grande agente agregador, procuramos esta atenção e cuidados especiais – afirmou.

A produtora do evento, Andréa Müller, explica ainda que a ação será baseada na ideia de cidadania: “Observamos que a celebração da cultura negra tem sido lembrada e referenciada. Isso é, sem dúvida, um ganho para toda a sociedade brasileira. Nosso olhar quer se estender além da realização do evento cultural/artístico e buscar um alinhamento entre cultura, comunidade e meio ambiente”, comentou.

Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (24) 99928-1264 ou (24)99881-8100. Além das apresentações artísticas, haverão oficinas como espaço de saúde e beleza, bate papo “Meu Bairro é Meu”, e diversas atividades infantis. Confira a programação completa abaixo:

Programação

16h – Concentração dos devotos de Nossa Senhora Aparecida na Rua Geraldo Moreira de Freitas, Santa Clara, Barra Mansa, para a saída da procissão.

16h – Grafite – Pintura dos muros das casas que circundam a praça da Rua 10. New Graffiti – personagens e letras estilizadas, com tags: Com Catch A Fya, MC e grafiteiro.

16h – Espaço Audiovisual com exibições de documentários da cultura popular de matiz negra: entrevistas, curtas metragens de música, dança, histórias de heróis negros e depoimentos.

16h30 – Recepção da imagem de Nossa Senhora Aparecida, na Praça da Rua 10, pelo Centro Esportivo de Capoeira Quarto Crescente que realizará uma ladainha em homenagem à Santa: Com Mestre Lindi.

17h – Contação de história para crianças: “Abayomi – Uma história de amor e resistência”: Com Bruna Barcelon.

17h – Atividades infantis: Jogos e brincadeiras tradicionais da cultura negra. Com Yuri Laoturco, Fernanda Reiff e Clarissa Dias.

17h – Oficina de capoeira: Atividade corporal para adultos, com Mestra Arara, do Grupo de Capoeira Arara.

18h -Bate-papo “Meu bairro é meu”: Cultura, Cidadania e Ecologia. O encontro reúne moradores dos bairros Santa Clara e Vista Alegre, para uma troca de experiências.Com Seu Zé Biquinha, Joel Coelho e Bruna Barcelon. Mediação: Luena Lage

18h30 – Espaço Saúde e Beleza: Serviços de cabelo, maquiagem e unha, além de atividades de terapia corporal. Com Rosana Domicio, Patrícia Guimarães e Giuliana Barbosa.

19h – Intervenção literária: Leituras de textos de autores negros contemporâneos intercalados com canções rap. Com Carol Breves (deficiente visual, que fará leituras em braile), Sônia Maciel, André Capilé e Luiz Cláudio e Batalha de MCs. Com MC Catch A Fya e convidados.

20h30 – Música: Apresentações musicais com repertório de MPB e samba.

You may also like

1 comment

Sara lee 8 de novembro de 2016, 14:26h - 14:26

Bela iniciativa !!!!! Que sirva de exemplo para nós . VAMOS AJUDAR A DIVULGAR .

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996