Evento marca o lançamento da campanha ‘Embaixadores da Apae’

by Diário do Vale

Volta Redonda – “Não queremos seu dinheiro. Queremos a sua solidariedade e seu trabalho”. Os convidados para serem os primeiros Embaixadores da Apae receberam um convite com esse recado. A frase, de acordo com Mário Vitor, presidente da instituição, pode soar até indelicada, mas ele garante que a intenção foi deixar bem claro o papel desses convocados.

Na noite da última terça-feira (14), empresários e apoiadores se reuniram na CDL de Volta Redonda para o lançamento da campanha que busca sanar o problema de sustentabilidade da associação. Depois de ficar sem o convênio que tinha com a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), a Apae-VR ficou sem um aporte mensal de R$ 40 mil, o que coloca em risco sua continuidade. Os Embaixadores foram criados para preencher essa lacuna.

– Se tudo der certo nós vamos resolver o problema de sustentabilidade. E isso resolve 50% dos problemas da Apae. É um projeto que vai demandar mais trabalho das pessoas; não se envolve valores para os Embaixadores, e sim sua rede de contatos – destaca Mário Vitor, que explicou que os escolhidos são pessoas identificadas como formadores de opinião e que vão colocar sua rede de relacionamento em favor da Apae.

Cada Embaixador ficará incumbido de arrecadar mil reais por mês para a Apae. Desde o início do projeto a diretoria rechaçou a ideia de que essa quantia fosse proveniente de uma doação direta dos Embaixadores.  O objetivo é espalhar o movimento de solidariedade, então cada um desses convocados deve acionar uma rede de contatos que, somados, vão buscar atingir a meta. “Pode ser dez de 100, 20 de 50, ou da maneira que for; o importante é mobilizar pessoas”, ressaltou Mário durante o lançamento.

A diretoria apresentou para os convidados os números e a atual situação que passa a instituição. Também exibiu um vídeo com as melhorias estruturais obtidas nesse início de administração. Tudo alcançado por meio de doações de empresários. Eles, inclusive, foram a inspiração para a campanha.

– A gente levou esses empresários lá e eles se sensibilizaram. Ajudaram tanto com mão de obra quanto com material. Quando a gente abriu para a população apareceu pedreiro, eletricista, doando dois dias do seu trabalho. Isso tudo foi muito bonito e trouxe a ideia do Embaixadores – relatou Mário, visivelmente emocionado.

Antes mesmo da apresentação de lançamento, Mário Vitor já anunciou 15 adesões ao programa. Número que cresceu no final do encontro. Ao todo serão 40 Embaixadores, que, se tudo der certo, vão arrecadar o mesmo valor perdido com o fim do convênio com a FIA. Em fevereiro do ano que vem, uma nova convocação deverá ser feita para renovar a equipe.

Lançamento: Empresários, apoiadores e diretores se reuniram na CDL de Volta Redonda (Foto: Divulgação)

Lançamento: Empresários, apoiadores e diretores se reuniram na CDL de Volta Redonda (Foto: Divulgação)

Apoio

O evento também contou com a importante fala do jovem Gabriel Santos, que tem síndrome de down. Ele contou que, mesmo sem ser um aluno da Apae, vem fazendo uma insistente campanha de conscientização com a população sobre o atual momento da instituição.

– Eu queria dizer que, em primeiro lugar, síndrome de down não é doença. Nos ônibus eu venho mobilizando as pessoas, pedindo colaboração e mostrando formas delas ajudarem. Faço isso porque essas pessoas (com síndrome de down) vão querer ter um futuro e a Apae é uma ferramenta para dar possibilidades para eles – afirmou.

Um dos primeiros a aderir à campanha, o presidente do Gacemss, Paschoal Possidente, lembrou o atual momento conturbado que passa a sociedade e que atitudes com a retomada da Apae devem servir de exemplo.

– O Mário Vitor não tem nada que o ligue a Apae além do dever de cidadão. Isso traz o exemplo, é o que eu acho que nós temos que fazer em um momento como o de hoje, de tanta corrupção. O trabalho da instituição já é conhecido por todos. A Apae não precisa de apresentação, precisa de salvadores – destacou.

 

 

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