Evento ‘Mega Cidadania’ lota Praça Brasil, em Volta Redonda

by Diário do Vale
Cidadania: Evento movimentou Vila Santa Cecília e prestou diversos serviços para a população (Foto: Thaís Fraga)

Cidadania: Evento movimentou Vila Santa Cecília e prestou diversos serviços para a população (Foto: Thaís Fraga)

Volta Redonda –  O Banco da Cidadania promoveu no último sábado, na Praça Brasil, o “Mega Cidadania”, trazendo estandes com diversos serviços e informações, além de atividades recreativas. Em sua terceira edição, o evento contou com o envolvimento de várias secretarias do município e teve como objetivo facilitar o acesso da população a informações e criar um amplo ambiente de lazer. O prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB), que marcou presença no evento, parabenizou todas as secretarias e órgãos que prestigiaram o Mega Cidadania.

– O Banco da Cidadania está de parabéns pela organização e todas as secretarias também: de Ação Comunitária, Saúde, Esporte e Lazer, Educação, entre outras. A prefeitura está em peso nesse projeto – disse Neto.

Esporte, recreação, apresentações e serviços ficaram à disposição para atender quem passou pela Praça Brasil. O “Mega Cidadania” é um evento que amplia a estrutura do “Cidadania é Aqui”, que já acontece há cerca de 10 anos nas comunidades, direcionado aos moradores do bairro. Com uma abrangência maior, o evento acontece anualmente e reúne cerca de 40 tipos de serviços, além das atividades de recreação.

Segundo o organizador Paulo Afonso da Silva, a festividade costuma atrair cerca de 15 mil pessoas. A intenção é trazer diversos serviços à população. Por isso, eles contaram com apoio do Detran (Departamento de Trânsito), da Defensoria Pública, do INSS (Ministério da Previdência Social), ONGs e instituições.

– O Mega Cidadania traz tudo e mais um pouco. Nós começamos a planejar esse evento há dois meses. São várias apresentações, uma grande estrutura, e os parceiros aumentaram – disse o organizador.

O prefeito destacou que a participação da população estava maciça, pois havia atividades para todo tipo de público.

– As pessoas aproveitaram a oportunidade para tirar documentos, cortar cabelo. As crianças se divertiram nos brinquedos e a terceira idade na capoeira. Todo mundo participando, acho que foi um gol de placa – comemorou Neto.

Estande do INSS – Na praça, havia um estande do INSS, onde uma equipe de profissionais prestou informações sobre os direitos e deveres previdenciais. Eles explicaram sobre os acessos e canais de atendimento pela internet. Segundo a coordenadora regional do programa de educação previdenciária, Denise Barbosa, somente na parte da manhã o estande recebeu 100 pessoas.

– Muitas vezes não há necessidade da pessoa ir à agência. Nós explicamos aqui o passo a passo para a contagem de tempo para aposentadoria, pela internet – disse a coordenadora.

Defensoria Pública – No estande da Defensoria Pública a movimentação era grande, havia funcionários atendendo a uma fila de pessoas que buscavam o serviço. O objetivo foi facilitar o acesso da população à Defensoria Pública. Além disso, foi disponibilizada ainda a gratuidade para carteira de identidade e as segundas vias de certidão de nascimento.

– Nós prestamos serviço à cidadania de forma que atenda a todos os documentos necessários que um cidadão deve ter. Além disso, nós orientamos que o cidadão busque seus direitos e vá ao órgão de atendimento da Defensoria Pública, para que ele tenha um defensor público que o atenda gratuitamente nos casos que ele necessite ingressar na Justiça por algum motivo. Esses são os serviços básicos prestados pela defensoria – explicou o secretário Brehmmer Couto.

Centro POP – Também estava no evento, um estande da equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), um órgão ligado à secretaria de Ação Comunitária, que trabalha no departamento de proteção especial. O objetivo da equipe era fazer uma abordagem social, atingindo às pessoas adultas em situação de rua e migrantes. De acordo com diretor geral da unidade, Hélcio Mendes, o centro POP busca prestar acolhimento a pessoas carentes.

– Nós trabalhamos com a população em situação de rua, que não conseguem aderir à proposta do Albergue Municipal. Nós atendemos também àquela população que chega à cidade e não onde ficar e nem como voltar para sua cidade de origem – disse o diretor.

Hélcio explicou que o centro POP é o braço do Albergue Municipal, pois os agentes trabalham exatamente a dificuldade que o usuário tem de chegar até uma instituição de abrigo, devido ao seu comprometimento com o álcool e outras drogas.

– O usuário acaba não percebendo a sua doença e escolhe a rua pela sensação de liberdade, porque o albergue tem regras e limites. Essa pessoa precisa de cuidados, e é exatamente isso que oferecemos. Nós chegamos até o usuário para convencê-lo a ir ao centro POP, onde ele terá um atendimento psicossocial, alimentação, banho, etc – afirmou o coordenador, destacando que o Mega Cidadania foi uma ótima oportunidade de atingir esse público.

Unifoa – Alguns alunos do curso de medicina do Unifoa aferiram a pressão e a glicemia de quem foi até o local. No estande tinham alunos divididos em liga de endocrinologia, de medicina intensiva, de clínica médica, hematologia, e gastrologia.

– Muitas vezes as pessoas não procuram atendimento médico e aqui nós alertamos de, que às vezes, elas acham que estão bem, mas podem estar com algum problema. Se detectarmos a pressão alta, por exemplo, orientamos para que ela procure um postinho de Saúde próximo a casa dela. Se estiver com a glicemia alta, a orientação é que ela procure um endócrino para ver se está diabética – explicou a aluna Anna Clara de Souza, do 5º período.

Além de atendimento médico, havia o Núcleo de Prática Jurídica da FOA, em que os alunos do curso de direito prestaram assistência jurídica à população. O estudante Eduardo Gomes, que está cursando o 7º período de Direto, explicou que os alunos dão uma orientação inicial sobre onde a pessoa deve ir para resolver seu problema na Justiça.

– A pessoa vem com dúvidas, e nós orientamos o que ela deve buscar, a documentação necessária, etc. Hoje a maior dúvida das pessoas foi sobre direito familiar, como, por exemplo, a pensão alimentícia – contou Eduardo.

SMEL – A SMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) levou à Praça Brasil um pouco dos serviços que são oferecidos pela secretaria nos ginásios da cidade. Teve ginástica de trampolim; ginástica olímpica; zumba; vôlei; futebol; handball; apresentação de taekendô, entre outros esportes praticados ao ar livre.

– A ideia foi trazer um pouquinho do que oferecemos nos ginásios dos bairros de Volta Redonda – disse o professor de Educação Física, Glauco Martins.

Secretaria de Educação – No estante da SME (Secretaria Municipal de Educação) a criançada fez a festa, com diversas atividades, jogos e pinturas que foram disponibilizadas para elas até o fim do evento. A agente escolar Monique Seabra ressaltou que a intenção é estimular a criatividade das crianças.

– Pinturas no cavalete, pinturas em desenhos prontos, jogos de tabuleiro, e jogos de informática. Tudo isso são atividades que têm na escola, mas as crianças não têm tanta liberdade como estão tendo aqui – falou Monique.

 

You may also like

2 comments

QUANDO SERÁ O FIM DA NOVELA???? 10 de maio de 2015, 18:57h - 18:57

Sinceramente gostaria de saber, e creio que toda a população, quando será o final da novela do caso cassação de NETO….

aparecida 10 de maio de 2015, 22:46h - 22:46

Deixe o Neto em paz, ele fez por volta redonda o que nenhum prefeito ate hj fez, deixa acabar o mandato dele, depois votem direito pra depois nao fcar nessa ladainha ooo povinho que gosta de confusao…..

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996