Exame de colonoscopia começa a ser realizado no Hospital de Itatiaia

by Diário do Vale

Itatiaia – A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, começou a realizar na última semana os exames de Colonoscopia no Hospital Municipal Manoel Martins de Barros. Anteriormente o exame era realizado apenas fora da cidade e de acordo com o setor de Tratamento Fora Domicílio (TFD), a ação tem o objetivo de diminuir a fila de espera do município em exames proctológicos.

A colonoscopia é um exame assintomático feito em homens e mulheres acima dos 50 anos para prevenção de câncer do intestino e o diagnóstico de outras patologias.

Para indivíduos que tenham na família casos de câncer de intestino grosso o procedimento pode ser necessário antes dos 50 anos de idade. Atualmente, a colonoscopia é um exame seguro e amplamente reconhecido como o método mais eficaz de rastreamento das doenças do intestino grosso.

– Estou há uns 7 meses aguardando para fazer o exame e fui surpreendido quando me ligaram para dizer que o procedimento tinha sido agendado. Esse exame é de suma importância pro município e representa um ganho muito grande para os moradores ter o procedimento sendo realizado aqui na cidade, pois com o diagnóstico precoce dá para cuidar e curar. Para Itatiaia é benéfico porque aí não tem o trabalho de ir para outra cidade – destacou o morador do Centro, Josimar de Souza Silva.

Oferta: Ação tem o objetivo de diminuir a fila de espera do município em exames proctológicos (Foto: Divulgação)

Oferta: Ação tem o objetivo de diminuir a fila de espera do município em exames proctológicos (Foto: Divulgação)

Segundo a Coordenadora do TFD, Carina Maia, cerca de 70 pessoas estão na aguardando para realizar o procedimento e a realização do exame em Itatiaia significa mais conforto aos pacientes da cidade.

– O grande diferencial ao fazer a colonoscopia no município é que hoje nós temos um mesmo proctologista que realiza o exame e a consulta. Ele verifica a necessidade do paciente de fazer o exame e depois ele mesmo faz o procedimento e isso para o paciente é muito importante porque o médico faz todo o acompanhamento do caso. A colonoscopia não era realizada em Itatiaia, antes o munícipe ia para uma empresa contratada em outra cidade e hoje ele tem a comodidade de estar dentro do hospital da cidade, perto de casa para fazer o exame o que traz mais comodidade e gera um tempo de espera menor – explicou à coordenadora.

Após o morador receber o pedido do médico na consulta realizada no posto de saúde referente ao seu bairro, o TFD é o responsável pelo agendamento dos exames que não são realizados no município.

 

You may also like

1 comment

Maniac 21 de janeiro de 2018, 13:32h - 13:32

Oba! Também quero! É com emoção ou sem emoção?

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996