Exames de mamografia voltam a ser feitos em Itatiaia

by Diário do Vale

Itatiaia – A secretaria municipal de Saúde voltou a realizar exames de mamografia no município. A previsão é que diariamente sejam feitos 10 exames, totalizando 50 semanais e 200 mensais.

Os exames acontecem no setor de Mamografia, no Centro, e conforme recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) devem ser realizados anualmente por mulheres a partir dos 40 anos. Já mulheres com idade inferior a 40 anos devem realizá-lo caso apareça algum sintoma ou exista um histórico familiar de câncer na família. O mesmo acontece no caso de homens.

O mamógrafo foi colocado em funcionamento em setembro do ano passado e de acordo com a coordenadora do PAISMCA – Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente -, Graziele Diniz, até o mês de dezembro foram realizados 344 exames.

– A mamografia é uma medida eficaz e simples que contribui muito para o diagnóstico precoce. É importante ressaltar ainda que nesses meses conseguimos suprir uma demanda importante no município – disse.

Os exames são realizados a partir da solicitação do médico ou enfermeiro.  O setor de Mamografia funciona na Clínica da Mulher (Ginecologia), na Avenida dos Expedicionários, nº175, Centro, ao lado da Câmara Municipal.

A importância do autoexame

Além dos exames periódicos de mamografia, é importante que as mulheres realizem o autoexame das mamas, através da palpação. Também é fundamental que observem atentamente nas mamas a existência de caroços ou quaisquer alterações de aparência. Ao sinal de qualquer anormalidade deve-se procurar imediatamente um médico na unidade de saúde.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996