quinta-feira, 17 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Explosão é registrada em empresa química de Resende; veja vídeos

Explosão é registrada em empresa química de Resende; veja vídeos

Matéria publicada em 17 de setembro de 2019, 18:31 horas

 


Acidente ocorreu no fim da tarde desta terça-feira, dia 17, no bairro Manejo

Fumaça dificultou a visibilidade

Resende- Uma explosão foi registrada na indústria química Archroma, localizada no bairro Manejo, no fim da tarde desta terça-feira (17). Ainda não há informações sobre feridos.  De acordo com as primeiras informações, uma fumaça cobriu parcialmente o bairro onde fica a empresa. Moradores próximos relataram ter ouvido duas explosões no interior da fábrica.

Informações preliminares do Corpo de Bombeiros indicam que a substância que vazou foi metanol, semelhante ao álcool que é colocado nos tanques dos carros – que é etanol. Ainda de acordo com os bombeiros, a substância não é tóxica, mas pode causar mal-estar se inalada em excesso. Outras informações dão conta de que o produto seria hexametileno, que tem cheiro semelhante à amônia e também não é tóxico.

Alunos da Faculdade Dom Bosco estão recebendo máscaras.

Um morador das proximidades fez o seguinte relato no Whatsapp: “Eu estava dentro do consultório com o ar ligado quando ouvi o barulho e o alarme. Aí começou o cheiro e o ardor nos olhos. Saí pra ver e minha sala foi invadida por uma fumaça escura com cheiro sufocante. As pessoas na rua sem saber o que aconteceu. Fechei a clínica e vim embora porque pelo cheiro sabia que coisa boa não era”.

Veja vídeos do acidente


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

8 comentários

  1. Avatar

    Acidente em indústria siderúrgica é uma coisa. Em indústria química, ainda mais sendo de grande porte, é outra de natureza bem diferente. Quem se lembra da Servatis, naquela tragédia do Endosulfan de 2008?

  2. Avatar

    Resende é a nova Chernobyl. Lamento muito pelos que foram expostos. Dizem que a fumaça é inócua, mas o mesmo disseram na antiga URSS. O tempo mostrou a verdade.
    Espero que o INEA e o Ministério Público, além das associações de classe, acompanhem, cobrem e investiguem esse incidente.

  3. Avatar

    Imagino que tenha sido no complexo da antiga IQR-Sandoz… Depois falam da poluição de VR. Nunca aconteceu nada parecido com isso aqui. Só espero que esse gás seja realmente inerte, porque pode não ser bem assim. Questão de interesse da empresa em abafar o caso…

  4. Avatar

    Metanol é altamente tóxico. Essa conversa que é semelhante ao etanol, que é o álcool usado nos carros é uma irresponsabilidade.

  5. Avatar

    Pessoal, a empresa informou que a fumaça não faz mal. Então podemos ir prá lá respirar aquele ar semi-puro que faz bem. CRIME AMBIENTAL ISSO É A VERDADE.

  6. Avatar

    Ora Ora… mas não eé o lugarejo que falava mal de VR por conta dos vazamentos que aconteceram na CSN ??!?

    • Avatar
      Julio Cesar fidelis Soares

      Ora Ora tinha que ser um Peão com mania de cidade Grande, hoje além de comer pó de ferro,vive banhada em pó branco e desemprego… Quantos morreram na CSN mesmo ao longo de sua História recente?

  7. Avatar
    situação deprimente

    Moro perto, foi um barulho semelhante a trovão a explosão e só ouvi uma explosão e não duas, levantou uma fumaça escura no início e depois uma fumaça branca cobria uma parte do “retão da Itapuca” o cheiro agora a noite, já que o vento mudou é semelhante a mato verde e é bem ruim ter que suportar esse odor, porém é sempre costume dessas empresas químicas situadas ali naquela região queimar ou liberar gases a noite, quantas noites senti o cheiro semelhante a placa de computador queimada vindo daquela região. O local onde ocorreu o acidente estava sendo resfriado com água e continuava a lançar essa névoa branca no ar, toda a região, tá sendo terrível ter que aguentar isso.

    O acidente ocorreu exatamente as 17:30hs.

    Espero que o MP tome providências a respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document