domingo, 19 de setembro de 2021 - 01:01 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Expo ICT: Alunos apresentam projetos inovadores e sustentáveis

Expo ICT: Alunos apresentam projetos inovadores e sustentáveis

Matéria publicada em 9 de outubro de 2016, 10:38 horas

 


Exposição: Feira é uma oportunidade de alunos mostrarem na prática o que pensam para o futuro (Foto:Divulgação)

Exposição: Feira é uma oportunidade de alunos mostrarem na prática o que pensam para o futuro (Foto:Divulgação)

Volta Redonda – A Exposição de Projetos Finais do Instituto de Cultura Técnica (ICT) – “EXPO ICT 2016”, foi realizada entre os dias 6 e 7. A exposição é considerada uma das mais importantes feiras técnicas da região Sul Fluminense e este ano teve como tema a Escola 4.0. Em dois dias de evento, realizado nas dependências do colégio, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer projetos inovadores e sustentáveis visando a qualidade de vida e facilitar a vida das pessoas nas cidades.
“A Educação 4.0 foi o tema da EXPO ICT 2016. Escolhemos o tema porque já estamos vivendo a quarta revolução industrial, a chamada Indústria 4.0, e nós sentimos na obrigação de preparar nossos alunos para este futuro. A quarta revolução industrial já está sendo implantada inclusive em nossa região e temos certeza que nossos alunos estão preparados como futuros profissionais desta nova revolução industrial”, salientou o engenheiro e professor Claudio Menchiase, diretor geral do ICT.
Dentre os projetos apresentados, os alunos do terceiro ano de eletromecânica, Anna Carolina fontes, Gabriel Ferreira, Maria Eduarda Curti, Nathalia Nunes, Tales Saraiva e Victor Alves, por exemplo, desenvolveram um ponto de ônibus climatizado, automatizado, com todo o sistema alimentado por uma placa solar. Visando soluções para a indústria 4.0, os alunos João Victor Brasil, Misael Bassani, Pedro Henrique Alves, Romulo Brasil Vinícius Nagib e Yago Pereira, projetaram um protótipo de um dispositivo robótico AGV (Automátic Guied Vehicle) que apresenta uma grande possibilidade nas indústrias e empresas de distribuição.
Preocupados com os recentes casos noticiados na imprensa de pais que esquecem os filhos no interior de veículos acarretando inclusive a morte de crianças, os alunos Diná Hanna, Eduarda Aguiar, Higor Leonardo e Vanessa Trindade do terceiro ano do curso de eletrônica criaram e desenvolveram o projeto “Bebê Conforto de Segurança”. Que consiste num sensor de peso instalado na cadeirinha do bebê, se o carro for trancado com a criança dentro o sensor detecta, aciona o alarme e abre as janelas do veículo de imediato. No caso da tentativa de desligamento do alarme a distância as janelas permanecem abertas.
Além desses, foram apresentados projetos para a captação de resíduos sólidos nos bueiros de forma automatizada evitando alagamentos, estacionamento vertical automatizado, sistema de coleta seletiva inteligente subterrânea, processo de estocagem de vedações automatizado, reutilização de aguas pluviais, virador de bobinas, prensa para compactar alumínios, termofornagem a vácuo, entre outros.
Alunos do curso de enfermagem realizaram aferição de pressão arterial e apresentaram trabalhos voltados para a informação dos visitantes quanto aos cuidados com a saúde como: Prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, ao câncer de mama, ao câncer de próstata, Mal de Alzheimer, e muito mais. Os estudantes do curso de segurança do trabalho fizeram projetos de orientação sobre a segurança e uso de Equipamentos Individuais de Proteção (EPIs) nas empresas.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document