Falta constante de energia elétrica interrompe captação nos mananciais, em Quatis

Por Diário do Vale

Quatis- O armazenamento no reservatório principal do sistema de água potável da cidade, que ficou interrompido na tarde desta quarta-feira, dia 16, em razão de um problema técnico no registro mestre, começou a ser normalizado na madrugada de hoje (quinta-feira). O defeito no registro foi resolvido ainda na tarde de quarta-feira pelos técnicos da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos.

No entanto, a Secretaria de Obras mantém o chamado à população para que economize água, pois as constantes quedas de energia elétrica em Quatis nesta semana vêm interrompendo com frequência a captação de água bruta nos mananciais responsáveis pelo abastecimento da cidade. A água bruta para tratamento e posterior distribuição à população do Município é captada no Rio Paraíba do Sul e nas represas dos Limas e do Lavapés, sendo que Rio Paraíba representa a fonte mais importante.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, César Salazar, na tarde desta quarta-feira foram registrados piques seguidos de energia elétrica no bairro Barrinha, em cuja região fica localizado o ponto de captação do Rio Paraíba do Sul. Devido às falhas no fornecimento de energia elétrica, ocorridas de 17 horas à meia-noite, de acordo com o secretário, o processo de captação foi muito prejudicado neste período.

– Nesta quarta-feira, portanto, tivemos dois problemas para operacionalizar o sistema de captação, tratamento e distribuição de água à população. Primeiro foi o defeito no registro principal, o que atrapalhou o armazenamento do reservatório maior. Mas realizamos os consertos necessários imediatamente. Logo em seguida vieram os transtornos causados pelas quedas de luz na região da Barrinha, onde fica o sistema de captação do Rio Paraíba do Sul. O fornecimento pleno de energia elétrica é primordial para garantir o sistema de água em funcionamento. A partir do momento em que a luz passa a faltar com frequência, todo o funcionamento do sistema de abastecimento de água potável fica prejudicado – declarou o secretário.

César Salazar acrescenta que, diante da ocorrência de dois problemas seguidos no mesmo dia – o defeito no registro e as quedas de energia elétrica – “a possibilidade de falhas no abastecimento existem, daí a importância de os moradores economizarem água”. Ele reconheceu que os dois problemas registrados na tarde desta quarta-feira certamente vão afetar o abastecimento dos imóveis situados na parte alta da cidade, “até que a situação fique totalmente normalizada”.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996