domingo, 25 de agosto de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Família faz campanha de doação de sangue para idoso hospitalizado

Família faz campanha de doação de sangue para idoso hospitalizado

Matéria publicada em 16 de julho de 2019, 18:08 horas

 


Idoso, de 79 anos, está internado no Hospital das Clínicas; segundo o filho, ele teve AVC e foi diagnosticado com câncer na bexiga

 

 

Horários disponíveis para doação são de 7h às 12h, de segunda a sexta-feira no Hemonúcleo do Hospital das Clínicas
(Foto: Arquivo)

Volta Redonda- Familiares do idoso Gerino Rezende da Costa, de 79 anos, morador do bairro Minerlândia, estão promovendo uma campanha de doação de sangue para ajudá-lo. O idoso está internado na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital das Clínicas e precisa com urgência de qualquer tipo sanguíneo. O hemonúcleo da unidade funciona de 7h às 12h, de segunda a sexta-feira. É necessário informar que está doando sangue para Gerino da Costa.
Segundo Robson da Silva Rezende, filho do idoso, seu pai foi diagnosticado com câncer de bexiga há aproximadamente dois meses e após 40 dias, ele teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Gerino está hospitalizado desde o dia 03 de junho, na unidade de doentes crônicos.
– Meu pai está internado desde o mês passado e está necessitando de reposição de sangue. O tipo sanguíneo dele é O (positivo), mas podem doar qualquer tipo, pois no hospital, eles trocam a bolsa pelo tipo sanguíneo dele. O hospital recebe todos os tipos e quem puder doar, só precisa informar que está doando para ele – disse.
De acordo com Robson, seu pai está recebendo hemácias, plaquetas e plasma, que são retirados de qualquer tipo sanguíneo.
– Qualquer pessoa pode doar, desde que esteja saudável. O hospital precisa repor o estoque e eles pedem qualquer tipo para reposição. Meu pai está tomando hemácias, plaquetas e plasma e, por isso, toda doação é válida e muito importante – completou.

Como doar

Qualquer pessoa que esteja saudável, que tenha idade entre 16 e 69 anos, acima de 50 quilos, pode doar. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos pais ou responsável. Para doar basta comparecer a um dos postos de coleta com documento original com foto, estar bem alimentado e evitar a ingestão de comida gordurosa 4h antes da doação. Além de estar pelo menos, 12h sem consumir bebida alcoólica.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document