Famílias ocupam terreno abandonado em Piraí

by Diário do Vale
Famílias ocupam terreno no bairro Jaqueira em busca de melhorias em moradias

Famílias ocupam terreno no bairro Jaqueira em busca de melhorias em moradias (Paulo Dimas)

Piraí – Cerca de 300 famílias ocupam, há três semanas, um terreno abandonado no bairro Jaqueira, em Piraí. Os ocupantes são moradores do mesmo bairro, mas alegam buscar por melhores condições de moradia, pois, segundo eles, a maioria divide lotes pequenos com outros familiares.

Ao DIÁRIO DO VALE, os ocupantes afirmaram nesta quinta-feira que não há qualquer liderança de movimento social ou político. Mais: que o objetivo da ocupação não é brigar pela terra, caso apareça um proprietário.

– Viemos para cá com a esperança de conseguir um lugar melhor para morar. Esperamos que alguém apareça aqui para a gente ter uma situação regularizada. Parece que o terreno era de uma firma que faliu e abandonou a terra. Estamos aqui no ‘escuro’, na verdade. Sempre morei na Jaqueira e nunca apareceu nenhum dono, e não sabemos nem o tamanho deste terreno – disse João Carlos Gonçalves Adauto, de 52 anos.

Ele contou ainda que um homem chegou a criar gado no terreno, há algum tempo, mas não era o proprietário. Os ocupantes disseram que não vão relutar em caso de retomada das terras por parte de algum proprietário.

– Ninguém precisa chegar aqui com violência, armado. Estamos aqui pacificamente e não estamos envolvidos com nenhum movimento como o MST, porque não somos sem terra, só queremos uma condição de moradia melhor – ressaltou João Carlos.

– A gente está torcendo para ganhar a terra, que alguém venha até aqui, veja o tamanho do terreno e divida para a gente, porque precisamos. Todo mundo quer uma casa para morar, com espaço. Não tenho terra, moro no lote da minha mãe com várias casas. É um lote pequeno e tenho seis filhos. Esperamos que alguém olhe pela gente – expressou Ângela Maria Ramos Ferreira César, de 61 anos.

Apenas 25 famílias estão passando a noite no local. As demais têm voltado às casas para dormir, assim como para tomar banho. Já para a alimentação, os ocupantes improvisaram uma cozinha comunitária, principalmente para o preparo da janta, quando os ocupantes que trabalham chegam, após as 17h. Na primeira semana, as crianças que estavam no acampamento começaram a apresentar quadro de virose e, por indicação médica, as famílias deixaram de leva-las para a ocupação.

You may also like

28 comments

helio 22 de agosto de 2016, 14:12h - 14:12

esse movimento tem que acabar pois o governo tem que acabar com isso e nao apoiar. cambada de vagabundos.

Luis Pedro 21 de agosto de 2016, 14:20h - 14:20

Absurdo, não é terra abandonada e os invasores tem condições em sua maioria, tem cunho político sim, a prefeitura chegou a abrir acesso com maquinas, estamos perto das eleições e assim vai acontecer mais ainda, a prefeitura não toma providencias o ministério público também, politicamente Jaqueira e Kopland são locais abandonados pelo CEDAE, Light , e limpeza pública, porque não invadem terras do prefeito, se o imposto não esta pago isso não quer dizer que esta abandonado. é curral eleitoral.

Bruno Williams 20 de agosto de 2016, 11:33h - 11:33

Futuro ponto de venda de drogas , cadê as autoridades para descer a borracha nesse bando de oportunistas , porque não trabalham e ganham dinheiro pra financiar sua casa igual a todos ou fazem cadastro no minha casa minha vida , mas não , em breve vendem ou trocam para invadir outras terras isso já tá manjado bobo é quem fica com pena

El Kabong 21 de agosto de 2016, 00:46h - 00:46

Concordo. So querem saber de fazer filho e vagabundar? Querem melhores condições? Vão estudar e trabalhar. Já perceberam que os coitadinhos pegaram terreno nobre e de frente para a Dutra? No futuro dará uma bela visão de uma favela. Gente porca. Mas em ano de eleição será que os melhores vão agir?

Fernanda 20 de agosto de 2016, 09:17h - 09:17

Não existe isso de terreno abandonado, ele tem dono e uma hora vai aparecer…’estamos aqui pacificamente’ Sim! Pq estão usando barracas, a hora que construírem casas, que investirem dinheiro, eu duvido que vão sair pacificamente…O dono desse terreno, realmente não precisa, mas ainda assim É DELE! Eu tbm ñ tenho um terreno pra construir minha casa, mas isso ñ me dá o direito de pegar o que não é meu! Lamentável as pessoas acharem normal isso…

Morador de BM 19 de agosto de 2016, 17:51h - 17:51

Em Barra Mansa um monte de oportunistas também invadiram
um terreno da União, agora fazem mil exigências para sair,
querendo verdadeiras fortunas de indenização.
Por isso é que não sai o maldito pátio de manobras.
Somente no Brasil que isso acontece.

toni 19 de agosto de 2016, 15:32h - 15:32

Oportunistas.

rodrigo 19 de agosto de 2016, 14:18h - 14:18

Passo ali todo dia esse bando de desocupado possuem saveiro do ano, gol do ano, caminhonete e caminhão

ALGUEM ME EXPLICA O QUE ESSES CARAS ESTÃO FAZENDO AI TEM QUE IR AI E CONFISCAR TODOS OS BENS DELES!! QUEREM TERRENO DE MODO FACIL, TODOS ELES NAO PRECISAM DE TERRA, E SO IR LA NA PARTE DA MANHÃ QUE VOCÊ VÊ OS CARROS CHEGANDO COM LONAS, TELHAS, ETC
UM DELES POSSUE ATE UM IPHONE 6 E MOTO!!!

Osmar Madeira 19 de agosto de 2016, 18:16h - 18:16

Ora, trabalhe e ganhe dinheiro para comprar moto e I-phone 6, em vez de ficar invejando seu vizinho.

Espírito de Porco BM 19 de agosto de 2016, 22:01h - 22:01

Ora, trabalhe e ganhe dinheiro para pagar aluguel ou parcelamento da casa própria.

Jon 19 de agosto de 2016, 13:29h - 13:29

Que existem muitas famílias que realmente necessitam dessas terras para construírem suas casas sabemos que sim; porém com certeza tem alguns envolvidos nessa ocupação pessoas que só querem aproveitarem para lucrar em cima dessas pessoas, não duvido nada em alguns dias vendem ou trocam por carros, motos até passarinhos, e dessa forma levando vantagem.

Leitor 19 de agosto de 2016, 13:28h - 13:28

Sou contra invadir terrenos, pois muitos não precisam o qui são é oportunistas que querem se dar bem mete a borracha e manda procurar um serviço, como dizia o saudoso Chico Anisio: Brasil o melhor lugar pra si morar.

Pato de Borracha 19 de agosto de 2016, 13:14h - 13:14

Aqui em Volta Redonda a beira da Rodovia Lúcio Meira e na entrada da ilha São joão começou assim um barraco aqui outro ali e depois casas de 3 andares carros na garagem serviços de jardinagem ai eu pergunto foi instalado água, luz, telefone modernizou, beleza e os outros que pagam impostos e quando acontecer uma tragédia como um carro desgovernado cair em um ponto deste com moradia o vai se fazer com esta tragedia premeditada, acho sim que o governo na sua capacidade deveria sim construir casas e fornece-las aos mais necessitados.
A eu pago aluguel e descontam impostos.

matias 19 de agosto de 2016, 11:49h - 11:49

OPA !!!!!! vou hoje mesmo para lá.

ta de brincadeira... 19 de agosto de 2016, 09:50h - 09:50

E um absurdo não e porque os governantes roubam que o mesmo poderá e usar argumentos , a maioria dessas pessoas não são miserareis , isso tem que acabar já era para as autoridades ter tomado uma atitude, povo oportunistas e vão aproveitar época de eleição para apoiar algum condito a prefeitura e vereador para então tomarem posse daquilo que não os pertence…

Ted do Camelo 19 de agosto de 2016, 08:31h - 08:31

Ah fácil conseguir as coisas assim.
Eu trabalho e pago suaves prestações de uma casa pequena financiado pela Caixa, ae vem um que se acha pobre e coitado, invade um qualquer, faz um barraco e depois quer vender pra se dar bem.
Mole mole conquistar as coisas dessa forma, tomando o que não lhe pertence.
Espero que o prefeito de Pirai faça algo o mais rápido possível.

cidadão da periferia 19 de agosto de 2016, 08:22h - 08:22

Quanta maldade nesses comentários. A humanidade não tem salvação mesmo. Certamente os que fizeram comentários tão infelizes residem em sua belas casas fortalecidas, tem seus carros novos na garagem e nunca passaram dificuldades na vida. Experimente pelo menos se colocar no lugar das outras pessoas, tenha mais compaixão. Em vez de ficar criticando a ignorância dos pobres, não seria mais justo culpar a creptocracia brasileira e as velhas raposas que assaltam esse pais todo tempo e não tem interesse algum em promover o conhecimento e desenvolvimento dos menos favorecidos? Claro, isso não interessa, quanto menos educação, melhor para manobrar. Gostaria de ver os mesmos comentários impetuosos quando aparecer aqui os criminosos de colarinho branco. A nossa constituição estabelece a função social da propriedade. Se existe terras que ninguém usa, o certo é ser tomada pelo estado pra dar a quem precisa. Isso é justiça!!

calango 19 de agosto de 2016, 10:19h - 10:19

Concordo, sábias palavras e digo mais talvez algumas dessas pessoas que tanto estão criticando, já se apoderaram de algumas coisas que não eram suas ou exercem ou querem cargos públicos sem concurso, fingindo que estão trabalhando isto pode não ser crime mais é imoral.

Rodolfo Dias 19 de agosto de 2016, 10:48h - 10:48

Cidadão da periferia, não se surpreenda. Pelos comentários, o que se vê é que o maior inimigo do pobre não é o rico: é o sujeito um pouco menos pobre. Pobre preconceituoso é um caso a ser estudado, o indefectível Complexo de Capitão-do-Mato: ruge feroz para quem está um pouco abaixo e muge dócil para a elite à que ele sonha em vão pertencer…

Sul Flu 19 de agosto de 2016, 11:20h - 11:20

Cidadão, não sei qual comentário tu se refere, enquanto existir governo que não diz um basta a essa situação existirá ainda mais esse tipo de problema. Isso é grave, falta habitação afeta a todos independente da classe social mas os mais afetados são os próprios moradores que tomam terrenos alheios. Favelização é um problema social grave ! Governo é o principal culpado por isso.

Al Fatah 19 de agosto de 2016, 14:51h - 14:51

Te garanto que ali há menos miseráveis do que nos lugares onde as pessoas pagam aluguel e prestação… É com essa pieguice e cultura do coitadinho que nossas cidades estão abarrotadas de favela, filhos sem pais e criminalidade desenfreada… Deus não é bonzinho, Deus é JUSTO, não se esqueça disso…

Sul Flu 18 de agosto de 2016, 23:36h - 23:36

Depois que o termo FAVELA virou “COMUNIDADE” tudo ficou manso. É mais fácil apadrinhar o problema a tratar suas causas na raíz. TERCEIRO MUNDO É ISSO. Triste !

Al Fatah 18 de agosto de 2016, 21:47h - 21:47

Todo terreno tem um dono, seja particular ou do Estado (município, estado ou União)… Enquanto a maioria dos pobres sua sangue para ter um teto, alguns espertinhos se acham no direito de invadir terreno alheio, e ainda reclamam que não tem luz, água, telefone e transporte público!… A mulher ali diz que mora no lote da mãe e tem seis filhos. Que cobre dos pais das crianças!… As pessoas fazem suas cagadas e querem que os outros, que não têm nada a ver com a esparrela, limpem depois…

Isso se chama FAVELIZAÇÃO. Pensei que isso já tinha acabado no estado do Rio de Janeiro…

OleitorVR 19 de agosto de 2016, 08:04h - 08:04

Concordo, porém isso tem que ser visto de muito perto e saber quem é quem ali. Não se deve invadir terrenos e ir construindo, todos nós temos direito. Está na constituição que todos nós temos direito a moradia é obrigação dos governos darmos condições.Mas sou contra a esse tipo de situação isso vai virar uma favela se não tirar, é um costume horrível das pessoas se sensibilizarem e ir deixando fazer barracos.É por isso que morros em VR estão sendo tomados, todos os dias queimam a vegetação e fazem escavações para fazer “Casas”, basta ir la na Vila Americana e Santo Agostinho para se ter uma ideia. E cadê os vereadores, prefeitos e seus secretários de habitação, meio ambiente e ordem publica sem falar na defesa civil? Mas ninguém quer mexer nesse vespeiro ainda mais em ano eleitoral.

jairo ramos 19 de agosto de 2016, 10:05h - 10:05

seu comentario é bem seu tipo (infeliz)

O dó... 18 de agosto de 2016, 20:44h - 20:44

Invadir terreno ruim ninguém quer… So filezinho!

Maniac 18 de agosto de 2016, 19:54h - 19:54

Querem terrenos maiores para continuar se reproduzindo e perpetuando a massa ignorante que os moldou, na sua pobreza cultural. Se tivéssemos governos decentes, existiria estímulo para o planejamento familiar, autoestima, enfim uma revolução cultural que promovesse o desenvolvimento verdadeiro, ao invés de premiar com migalhas os velhacos, que não passam de idiotas!

Al Fatah 19 de agosto de 2016, 18:54h - 18:54

Concordo com tudo, só não acho legal colocar a culpa no governo. Onde não há democracia, ou onde ela existe mas é falha, a culpa é da maioria. É tipo o provérbio do elefante e do dono do circo…

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996