
Fotos: Chico de Assis
Barra Mansa – A Farmácia de Alto Custo de Barra Mansa, que funciona nas dependências da Farmácia Municipal, anunciou nesta terça-feira (18) que vem recebendo intervenções com o objetivo de garantir um ambiente mais confortável e acolhedor aos pacientes e funcionários da unidade. Os serviços já realizados incluem pintura, isolamento térmico e troca do aparelho de ar-condicionado. Também estão previstas novas ações, como instalação de grades de proteção e placa de identificação na parte da frente.
Assistente técnica da unidade, Danizete Landim elogiou o trabalho realizado no local. “Estávamos esperando isso há muito tempo. Nós funcionários e, principalmente, os pacientes sofríamos demais com o calor aqui. Quero agradecer ao prefeito Furlani por ter esse olhar com nosso polo, e também ao nosso secretário de Saúde, Dr. Sérgio, e ao nosso coordenador Júlio. Agora podemos ter e oferecer conforto aos pacientes que passam por aqui”, contou.
Com aproximadamente 2 mil pessoas atendidas por mês, a Farmácia de Alto Custo é o local responsável por promover o cadastro, agendamento e distribuição dos medicamentos que ficam sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde. A unidade permite que os munícipes tenham acesso gratuito a medicamentos que não fazem parte da distribuição regular da rede municipal. As principais demandas atualmente são de pacientes com doenças crônicas, como asma, hipertensão e diabetes, e aqueles que passaram por transplantes. Mais de 50 mil medicamentos são distribuídos mensalmente.
O gerente da Farmácia, Oséas Júlio da Silva, falou da importância do serviço oferecido à população.
“Para o cidadão barra-mansense essa farmácia é muito importante, por permitir que a população obtenha gratuitamente medicamentos que têm valor muito alto nas farmácias particulares. É mais uma ferramenta que o nosso município oferece a essas pessoas que não têm condições de adquirir esses medicamentos”, declarou.
Para se cadastrar e ter acesso a algum medicamento da Farmácia de Alto Custo, o interessado deve ir ao local com documentação e laudo do médico. A solicitação é enviada para o Governo do Estado, que deve aprovar a liberação. Se tudo estiver correto, a equipe da Farmácia entra em contato com o paciente.
A Farmácia de Alto Custo funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, na Rua Domingos Mariano, 1102, no Centro. Os agendamentos para retirada de medicamentos podem ser realizados presencialmente ou pelo telefone: (24) 3512-0735.