Feira Rio Genética promove segunda edição em Barra Mansa

by Diário do Vale
09-04-16-Rio Genetica - CRIS OLIVEIRA (7)

Foto: Divulgação/PMBM/Cris Oliveira

Barra Mansa – Pela segunda vez, a cidade sedia a Feira Rio Genética. O evento, que está em sua 33ª edição, aconteceu no sábado, no Parque da Cidade Natanael Geremia, em Barra Mansa. O evento é realizado pela Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro, Acerj (Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro), Pesagro – RJ e pela Emater Rio, com apoio da Prefeitura de Barra Mansa. Ao todo, 200 vacas e novilhas registradas da raça Girolando e bezerras geradas a partir de FIV – Fertilização in vitro, de alto padrão genético, foram comercializadas.
– Temos vendido, praticamente 100% dos lotes. O sucesso da última edição em Barra Mansa foi tanto que decidimos realizar o evento novamente no município – comentou o coordenador técnico do programa, Luiz Altamiro Nogueira, complementando que a cidade foi escolhida por estar localizada em uma região estratégica, ter um espaço favorável à logística do evento (o Parque da Cidade) e pela receptividade.
– As pessoas da prefeitura foram extremamente receptivas e nos apoiaram muito nas duas edições do evento feito aqui. Esse trabalho em conjunto é fundamental para o sucesso da feira – afirmou.
O prefeito Jonas Marins e o secretário estadual de Agricultura e Pesca, Christino Áureo da Silva, participaram da abertura do leilão. “Algumas pessoas tem nos questionado quanto a realização do projeto, uma vez que estamos em crise. Mas quero deixar claro que o programa é autossustentável e, por isso, ressalto a importância do pagamento das mensalidades em dia”, falou o secretário, dando a boa notícia que o projeto Estradas da Produção, que estava parado, está passando por reformulações, mas vai voltar à Barra Mansa.
Jonas ressaltou a importância do Estradas da Produção para o escoamento dos produtos e reforçou que o município possui uma bacia leiteira produtiva e atuante.
– É uma alegria receber mais uma edição dessa feira. Temos visto secretários de outros estados brasileiros em busca de conhecer o projeto. Investir em tempos de crise é empreendedorismo. É pensar no futuro – acrescentou o prefeito. “Que essa parceria se estenda por anos, pois é muito importante que fomentemos a produção de leite. Temos cooperativas na cidade e estamos movimentando a economia, por meio da área rural”, salientou Danielle Fidelis, secretária municipal de Desenvolvimento Rural.

Leilão

Em média, cada vaca é negociada por R$ 6 mil. Cada produtor pode adquirir até 10 animais e os mesmos podem ser financiados pelo Banco do Brasil, e pagos em até cinco anos.
“É uma ótima oportunidade, ainda mais porque a feira acontece aqui. Dessa forma não há gasto em pegar a estrada para ver um lote em outras cidades. Também podemos difersificar os fornecedores e fazer novos contatos”, disse o produtor rural Nivaldo Veríssimo.
A Feira Rio Genética atraiu nesta edição cerca de 200 produtores, sendo 45 de Barra Mansa e muitos de outros estados como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996