Ferrovia de Barra do Piraí recebe mutirão de limpeza

by Diário do Vale
mutirao

Ação conta com funcionários da MRS e da prefeitura
(Foto: Divulgação)

Barra do Piraí – Sete quilômetros da malha ferroviária de Barra do Piraí passam por limpeza até a próxima sexta-feira (17), em ação conjunta da MRS e a Prefeitura de Barra do Piraí. O mutirão, que começou na segunda-feira (13), já recolheu três caminhões de lixo até esta quarta-feira (15), de acordo com a concessionária. O trabalho conta com dez funcionários da MRS e oito da prefeitura.

– O trabalho conjunto com as prefeituras, principalmente, envolvendo essa questão do lixo na ferrovia, tem sido uma tendência. Como, de forma geral, o recolhimento e a destinação adequada do lixo é uma atribuição da municipalidade em todo o país, estamos aproveitando os recursos que eles possuem, que é a mão de obra e maquinário – explica Rosa Cassar, gerente geral de Relações Institucionais para a região.

Para que os funcionários da instituição pública pudessem trabalhar na faixa de domínio da ferrovia, eles participaram, na segunda-feira, de uma reunião na qual receberam orientações de segurança em uma reunião realizada na Secretaria de Educação de Barra do Piraí.

– Nossa expectativa é de recolher, ao longo dessa semana, cerca de 70 metros cúbicos de entulho e lixo da faixa de domínio. Isto equivale a 70 caixas d’água de mil litros cada. Fazemos este trabalho porque o lixo, indevidamente despejado na linha férrea, pode entupir as canaletas de drenagem da ferrovia e provocar acidentes. Além disso, ele também pode atrair vetores de doenças: um perigo para a população – ressalta Lucas Fernandes, coordenador de Manutenção da Malha para a região.

Além disso, durante essa semana, estão sendo distribuídos flyers para a população local e estão sendo realizadas palestras para promover a conscientização de algumas pessoas que ainda descartam o lixo indevidamente na ferrovia.

– A ferrovia não gera lixo. Por isso, tão importante quanto recolher o entulho descartado é convencer esta minoria, que ainda comete este tipo de delito, a não continuar com essa prática criminosa – diz Alessandro Santos, analista de Meio Ambiente da companhia.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996