sábado, 15 de junho de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Festa celebra 144 anos da colônia italiana em Porto Real

Festa celebra 144 anos da colônia italiana em Porto Real

Matéria publicada em 10 de junho de 2019, 18:52 horas

 


Porto Real- A 19ª Festa da Cultura Italiana comemorou nesta edição os 144 anos da colônia italiana no município, a tradicional festa aconteceu durante quatro dias 6, 7, 8 e 9 de junho, com o apoio da prefeitura de Porto Real, sendo realizado pela Associação Vittorio Emanuele II. O prefeito de Porto Real Ailton Marques comentou o sucesso do público nos quatro dias do evento.
– Estamos nos trilhos, buscando gradativamente o progresso de nossa cidade. Agradeço a participação expressiva de toda a população e dos municípios vizinhos por fazerem dessa edição mais um sucesso de público – destacou o prefeito.
O secretário de Educação, Cultura e Turismo, Robson Paulino da Silva, também comemorou o saldo positivo da festa.
– Estamos muito satisfeitos com o envolvimento de todos na elaboração de mais uma edição da Festa da Cultura Italiana. É fundamental a promoção de eventos que valorizem nossa história e tradição. Esse é um dos eventos de total importância para a consolidação das políticas que incentivem esses fatores – enfatizou Robson.
– Para nós é um honra poder auxiliar com o suporte necessário para a efetivação de mais uma edição dessa festividade. É uma homenagem aos que contribuíram de maneira efetiva à construção da identidade de Porto Real. Além de manter viva nossas tradições, a Festa da Cultura Italiana, movimenta a economia e o turismo em nossa cidade – comentou o diretor de cultura, Luís Fernando da Silva.
O presidente da Associação Vittorio Emanuele, Paulo Henrique Marassi, o Peu, frisou o apoio da Prefeitura como fator que contribuiu para o êxito do evento.
– Foi mais um sucesso essa edição. A festa foi linda. Todos os dias tivemos um excelente público, principalmente no sábado à noite. Apesar do grande público tudo correu como sempre com muita paz. Destacamos o apoio da prefeitura e suas respectivas secretarias envolvidas pelo empenho e dedicação. A boa imagem que todos levaram de mais esta festa, mostra que o caminho é esse e que se há algo a melhorar vamos fazê-lo – concluiu Peu.

Torneio Vittorio Emanuele II

A 2ª edição Torneio Vittorio Emanuele II de Futebol foi realizada também dentro da programação da Festa da Cultura Italiana. O evento, que aconteceu no sábado, 8, e domingo,9, reuniu equipes de Porto Real, Quatis e Resende, nas categorias: Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Veteranos.
– A cada ano a competição vai se consolidando como um grande sucesso. Essa edição teve média de 500 pessoas, entre atletas, pais e torcedores abrilhantaram o evento. Além das partidas disputadas entre as equipes, a interação com os pais nos intervalos fizeram do torneio um sucesso. Nosso objetivo, além de contribuir com a tradicional Festa Italiana, é conceder a oportunidade de participação aos alunos da Escolinha Municipal de Futebol Masculino e Feminino de Porto Real – ressaltou o secretário de Esporte e Lazer, Antônio Sebastião da Silva.

Atrações

A festividade foi marcada pela Mostra Fotográfica e Exposição de Quadros do Museu da Associação e por apresentações culturais como: Concurso Bella Ragazza que deu o título respectivamente de Rainha e Princesa da Festa à Marcela da Silva Motta e à Mariana Takada; Banda Itália Brasil; Banda Municipal, Banda da AMAN; As Polentinhas; Le Picolle Ballerine e Seu Porpetone; Escola de Dança Fundação Porto Real; Banda Brasitália, do Espírito Santo; Desfile Típico Italiano; Celeste Zeminianni; Belle Ballerine; Fred Rovella e elenco (Banda Bella Itália e Ballet Tarantella); Renato Gabbiani. Além dessas atrações, o evento contou também com a entrega das placas dos homenageados pelos 144 anos da imigração italiana em Porto Real. Este ano receberam as placas: Elderson José Landim; Eliano Novaes Arêdes; Heleno Novaes Arêdes; Hidetsugu Fujino; João Batista Balieiro; Laércio Corradi. Outra atração foi o Festival de Prêmios que reuniu: TV de LED; bicicleta; fogão; geladeira; notebook; smartphone; tablete; liquidificador; batedeira; tanquinho e rodada extra com outras premiações.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document