Festa de São Antônio começa nesta sexta-feira (08), em Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa – As festividades em homenagem ao Dia de Santo Antônio é tradição da Paróquia de Santo Antônio, no bairro Saudade, em Barra Mansa. Até o dia 13 de junho, quando é celebrado o dia do santo casamenteiro, serão realizadas diversas atividades religiosas e culturais na igreja. A programação musical terá início nesta sexta-feira, dia 8, sempre às 21h, na Rua Antônio D’Almeida, em Saudade. Organizada pela Paróquia Santo Antônio, a festividade conta com apoio a Prefeitura, por meio da Fundação Cultura Barra Mansa.
O ápice da festa acontece nos dias 12 e 13, com a bênção dos pães, quando centenas de pessoas fazem questão de levar para a casa o “Pãozinho de Santo Antônio” que, segundo a tradição, se colocado na dispensa de alimentos, traz fartura e alegria para a família.
Tradição que ultrapassa seus 90 anos, a Festa de Santo Antônio é considerada uma das manifestações religiosas mais consagradas da cidade. Para o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa Marcelo Bravo, os barramansenses esperam todos os anos por esse acontecimento. “Entendemos essa celebração como uma legítima manifestação da cultura popular barramansense. Tanto a parte religiosa, a artística e a gastronomia são interpretadas como algo muito popular, e caracteriza parte da identidade do município”, concluiu.

História 

Protetor das coisas perdidas. Protetor dos casamentos. Protetor dos pobres. É o Santo dos milagres. Faleceu em Pádua, na Itália, em 13 de junho de 1231, com 36 anos. Por isso, ele é conhecido também como Santo Antônio de Pádua. Sua canonização foi realizada pelo Papa Gregório IX, na catedral de Espoleto, em 30 de maio de 1232, sendo o processo mais rápido da história da Igreja. Já a história do “Pão de Santo Antônio” remete a um fato curioso, onde relatos afirmam que Antônio comovido com a pobreza distribuiu, aos pobres, todo o pão do convento em que vivia.
A tradicional Festa de Santo Antônio de Pádua do bairro Saudade, estáprevista no Sistema Municipal de Cultura – SMCBM Lei 4.602/2016. Assim como nos anos anteriores, o evento conta com programação social e religiosa. Confira abaixo a programação completa.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996