quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Fiéis comemoram Dia de Santo Antônio

Fiéis comemoram Dia de Santo Antônio

Matéria publicada em 9 de junho de 2017, 18:13 horas

 


Sul Fluminense – Padroeiro de três paróquias da diocese e diversas comunidades, Santo Antônio, ao lado de São Pedro, São Paulo e São João é um dos santos juninos e tem sua data comemorada na próxima terça-feira, dia 13. Este ano, em Volta Redonda, a paróquia de Santo Antônio, no bairro Niterói, fará a procissão em comemoração ao santo no domingo, dia 11, às 17h. De acordo com o pároco Carlos Henrique Ferreira Rocha, a antecipação da procissão foi uma reivindicação dos fiéis.

– As pessoas nos procuraram pedindo a mudança da data para domingo porque muitas ficam impossibilitadas de participar das atividades no dia 13 devido ao trabalho – explicou.

Após a procissão, será realizada a tradicional missa e ao final de todas as celebrações da festividade será realizada a bênção dos pães. A programação conta ainda com missas (sábado: 18h30; domingo, após a procissão; segunda-feira, Dia dos Namorados, às 19h30 e terça-feira, às 8h30 e às 19h30), além de apresentações de quadrilha, teatro e café solidário.

A igreja de Santo Antônio, em Volta Redonda, é uma das mais antigas, e teve sua primeira capela dedicada ao santo construída em 1870. Com o passar dos anos, a ajuda da comunidade na manutenção foi aumentando e, em 1955, surgiu o projeto de construção do novo templo. Em 12 de junho de 1956 foi inaugurada, pelo bispo dom Agnelo Rossi, a atual igreja de Santo Antônio, no bairro Niterói.

Barra Mansa

O bairro Saudade, em Barra Mansa, também é conhecido pela igreja de Santo Antônio, local escolhido por muitos casais para realizar os casamentos. Por lá as comemorações já começaram. Desde o dia 1° de junho está sendo realizada a trezena de Santo Antônio de Pádua, com celebração da santa missa todos os dias. No dia 13 serão realizadas duas missas, às 7h (distribuição dos tradicionais pães) e às 10h, e a procissão pelas ruas do bairro será às 19h.

Lídice

No distrito de Lídice, em Rio Claro, acontece até sábado a novena de Santo Antônio, às 19h30. No domingo e na terça-feira, dia 13, haverá missa às 19h.

Mais sobre o santo

Conhecido por sua fama de santo casamenteiro, Santo Antônio também é popular por sua história de doação aos pobres e marginalizados. Canonizado pelo papa Gregório IX quase um ano depois de sua morte, em 13 de junho de 1231, Santo Antônio é conhecido no mundo todo como o protetor do Menino Jesus, trombeta do evangelho, grande pregador, devoto de Nossa Senhora e grande adorador da Eucaristia. Seu número de fiéis é cada vez mais crescente. Seu maior destaque enquanto cristão foi a vida em extrema pobreza e a vivência na pregação do evangelho, o que se confirma pelos inúmeros milagres relatados.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. SANTO ANTONIO EM BARRA MANSA.É SANTO DAS DROGAS BRIGAS E COM MUITA FÉ NA CACHAÇA.DEPOIS ARRUMAR CASAMENTO COM DIVIDAS DESEMPREGO POIS NO OUTROS DIAS NÃO VÃO TRABALHAR.TODO ANO É ISSO. O POVINHO.

Untitled Document