terça-feira, 11 de maio de 2021 - 20:04 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Fim do horário de verão pode causar crise de hipertensão

Fim do horário de verão pode causar crise de hipertensão

Matéria publicada em 13 de fevereiro de 2016, 16:00 horas

 


hroario de verao

De volta: A partir da zero hora do dia 21 de fevereiro, os relógios devem ser atrasados em uma hora (Fotos Pública)

Volta Redonda – A partir da zero hora do dia 21 de fevereiro, os relógios devem ser atrasados em uma hora. Para alguns, esta é uma ótima notícia, pois significa uma hora a mais de sono. Para outros, nem tanto, pois o dia deixa de ser (ou parecer) mais longo. Independente da preferência de cada um, o fim do horário de verão impacta na rotina mais do que se imagina e pode até causar crise de hipertensão em pessoas predispostas.

“O nosso relógio biológico possui uma programação. Com a rotina, são definidos os horários em que acordamos, nos alimentamos e vamos dormir. Nas mudanças do horário de verão, seja no início, em que adiantamos uma hora, ou no final, com o atraso dos ponteiros, o organismo deixa de seguir essa programação naturalmente. Com isso, é natural sentir cansaço e dificuldades para dormir, raciocinar e se alimentar por cerca de três ou quatro dias”, explica a cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Aurélia Mussi.

O problema é quando o impacto do fim do horário de verão vai além disso. “Em pacientes hipertensos, a alteração na rotina gera um estresse no organismo que faz com que uma carga maior de adrenalina seja liberada. O resultado é uma crise de pressão alta nesta época do ano que pode, inclusive, iniciar semanas antes da data oficial pela ansiedade da mudança”, alerta a especialista.

Por isso, é preciso ficar atento aos sintomas, pois uma crise de hipertensão pode ter consequências muito graves. “Os principais sinais de pressão alta são dor de cabeça, dor na nuca, visão dupla e palpitações cardíacas. Ao senti-los, deve-se tomar o medicamento já receitado pelo médico e aguardar em repouso por uma hora. Caso a pressão não se estabilize, vá ao Pronto-Socorro. Se não tratada corretamente, a hipertensão pode causar acidente vascular cerebral (AVC), infarto, insuficiência cardíaca e desmaio”, alerta Aurélia.

Para prevenir os danos, a cardiologista recomenda consultas médicas periódicas, principalmente nas trocas de estações.

“Embora não haja estudo científico sobre o assunto, a prática clínica mostra que 95% dos pacientes hipertensos têm crises nas alterações do horário de verão. Por isso, é preciso consultar o médico para verificar a necessidade de reajustar a medicação até que o organismo do paciente se adapte à nova rotina”, orienta.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

6 comentários

  1. Avatar

    “crise de hipertensão”… quanta besteira… putz.

  2. Avatar

    Cada coisa que aparece “hipertensão” é eu pagar essa MALDIDA conta de água de barra mansa um mês 40,00 reais outro 120,00 reais com o mesmo valor em metros cubicos gastos, pagar em janeiro 95,00 reais de energia elétrica em fevereiro 210,00 reais e sem contar o maior de todos o outro maldito IPVA que fica cada ano mas caro e o Automóveis mas baratos.
    “hipertensão” SIM PRA AQUELES COITADOS que estão sendo demitidos por exemplo hoje na cidade e por ai vai levando o PAIS lugar que tudo pode pra quem tem poder……vergonha nacional.

  3. Avatar

    >>>>>>> O MUNDO SEGUEM INTACTO E NADA MUDOU…. ANTES DO IMPERIO ROMANO E NO COTIDIANO E PARECE SER UMA FIEL COPIA DO ACONTECIDO NO PASSADO ENTRE TUDO E TODOS….. A ALAVANCA FOI DOADA PELO CRIADOR…. MAS OS SERES HUMANOS ARRUMA UM MEIO DE DIFICULTAR AS COISAS CONTURBANDO OS ACONTECIMENTOS E MUDANDO TUDO A BELL PRAZER NAO SE PREOCUPANDO COM O QUE PODE ACONTECER TAMBEM CONSIGO MESMO…. A ETERNIDADE NOS FOI DADA PELO CRIADOR PENSO EU O FUTURO AINDA TA LONGE MAS PERTO PARA UNS POUCO….. EM CADA VIDA SE MORRE UMA VEZ E SEGUIMOS PARA NOS APRIMORAR EM TODOS OS SENTIDOS NESTE UNIVERSO

  4. Avatar

    Muito pelo contrário, um domingo que dura 25 horas só pode ser um alívio e só tem chance de causar pressão baixa. Se alguém alega que tem economia de energia elétrica com o horário de verão em fevereiro está chutando, pois com a volta às aulas o que economizamos à tarde se gasta pela manhã, pois para muitos ainda está escuro quando as crianças acordam. Isso sim causa estresse.

  5. Avatar

    crise de hipertensão eu tenho e com LULA DILMA PT e ipva iptu preco da gosolina da luz gas IRPF saude seguranca

Untitled Document