Resende – O projeto Floresta do Saber, desenvolvido pela Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, através da Biblioteca Pública Dr. Jandyr César Sampaio, vai reunir na segunda-feira, dia 8, no Parque das Águas, mais de 150 estudantes das redes municipal e privada de ensino, que vão celebrar a importância da literatura. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a AMAR (Agência do Meio Ambiente do Município), acontecerá das 8h30 às 11h, com o tema “Vamos plantar e colher conhecimento através da literatura”. Inicialmente, o projeto seria realizado no Dia da Árvore, mas foi adiado em função do mau tempo.
De acordo com a presidente da Fundação Casa da Cultura, Denise Assis, o evento tem por objetivo expandir o atendimento e os serviços oferecidos pelo projeto Árvore do Saber, que leva brincadeiras, contação de estórias e diversão para crianças e adolescentes, através da Biblioteca Pública Dr. Jandyr César Sampaio durante o ano todo. As edições acontecem em parques e área de lazer da cidade.
– Nesta edição, que será mais abrangente, teremos a participação de alunos das redes públicas e privada de ensino, que terão a oportunidade de viver uma manhã diferente e cheia de atividades. Além de música, contação de história e dos livros que serão disponibilizados para o público, a equipe da AMAR também estará no parque fazendo a distribuição de mudas e promovendo atividades de conscientização, como a Árvore da Sustentabilidade – conta Denise.
As escolas da Rede Municipal de Ensino que participarão da ação são: Dona Mariúcha; CIEP 342 Geraldo da Cunha Rodrigues; Creche Municipal Novo Surubi e E.M. Augusto de Carvalho. Já da rede privada estarão presentes no Parque das Águas os estudantes dos Colégios Aplicação de Resende e Dom Bosco.
A presidente da Fundação destaca ainda que o evento está sendo realizado em um momento importante para a literatura, já que neste mês de outubro são comemorados o Dia Nacional da Leitura (12/10) e o Dia Nacional do Livro (29/10). Segundo ela, essa é uma ótima oportunidade para que novos leitores conheçam e se aproximem da Biblioteca, que dispõe de mais de 19 mil títulos em seu acervo.
Árvore da sustentabilidade
Também na manhã de segunda-feira, 8, a AMAR promoverá, paralelamente à Floresta do Saber, o projeto Árvore da Sustentabilidade, que oferece atividades socioeducativas ao público, como a doação de mudas de árvores. Quem recebe o brinde, é estimulado a deixar um recado para a sociedade sobre a importância e o valor ecológico das árvores. Todas as mensagens, escritas em papéis cortados em formato de folha, serão penduradas numa árvore do parque.
De acordo com o presidente da AMAR, Wilson Moura, durante o evento os alunos também poderão prestigiar a exposição “Parque das Águas e das aves também”, organizada pela Agência. A mostra conta com 80 fotografias de pássaros que vivem ou transitam pela área de lazer, situada às margens do Rio Paraíba do Sul.