quarta-feira, 12 de maio de 2021 - 21:45 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Floriculturas temem queda nas vendas no feriado de Finados

Floriculturas temem queda nas vendas no feriado de Finados

Matéria publicada em 31 de outubro de 2016, 20:54 horas

 


Data é considerada a terceira melhor para o setor; alguns empresários estimam baixa de 30% em relação ao ano passado

Venda de flores: Finados só perde para o Dia das Mães e Dia dos Namorados (Foto: Arquivo)

Venda de flores: Finados só perde para o Dia das Mães e Dia dos Namorados (Foto: Arquivo)

Sul Fluminense – Considerada a terceira melhor data para as floriculturas, o Dia de Finados, é lembrado nesta quarta-feira, dia 2 de novembro e a expectativa é que a data possa elevar as vendas de flores. Apesar disso, em Volta Redonda, a maioria dos floristas teme pelo baixo número das vendas, pois até o momento não houve grande procura, como costumava acontecer. De acordo com um levantamento feito pelo DIÁRIO DO VALE, mais da metade das lojas acreditam que a queda será de, pelo menos, 30% em relação ao ano passado.

A crise econômica é apontada como o motivo para a baixa procura nas floriculturas. Finados só perde para o Dia das Mães e Dia dos Namorados neste segmento, mas costumava movimentar o comércio com antecedência. De acordo com Valcir Corrêa, dono de uma floricultura, o movimento ainda está “muito devagar”.

– No ano passado, a gente já sentiu uma queda. A maior procura tem sido pelos vasos e no ano passado chegou a sobrar, o que não acontecia antes. As pessoas começavam a comprar na sexta-feira, mas o melhor dia mesmo é o próprio dia 2, e a nossa expectativa está aí. Mas já esperando por poucas vendas, até encomendamos menos 30% do que de costume. A queda tem sido tão grande, que o Natal está ficando melhor que Finados – observou Valcir, esperançoso para as vendas de última hora para os enfeites de túmulos e jazigos.

Apesar disso, ainda há quem aposte no dia do feriado para conseguir vender todo o estoque de flores encomendado para a data. A proprietária de uma floricultura na Rua São João, no Centro, garante que o volume de vendas está como nos anos anteriores. Só na manhã desta segunda-feira (31), Joseane de Moraes disse que vendeu 50 potes da flor margarida, a mais vendida nesta data, segundo ela. Joseane disse que encomendou 800 unidades desta flor e a procura começou já no último sábado. A proprietária contou que tem um bom trunfo para ter sucesso nas vendas.

– Sou a única que tem um ponto fixo também no cemitério, além da minha loja. Isso ajuda muito nas vendas, porque a maioria compra as flores mesmo no dia. Sempre tem os vendedores ambulantes, mas com a barraca atrai muito mais gente. No dia 2, acredito que vou vender de 400 a 500 potes de margarida, como é o costume dos outros anos. As pessoas não deixam de comprar pelo menos uma flor. Por isso, a rosa individual também tem saído bastante – avaliou a dona da floricultura.

Cemitérios e igrejas terão
missas pelo Dia de Finados

Para marcar o Dia de Finados, a Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda realizará missas, orações e visitação em igrejas e cemitérios junto com as famílias e comunidades.

Segundo a igreja católica, para os fiéis esta é a celebração da vida eterna e da comunhão com Deus. O Cemitério Portal da Saudade, em Volta Redonda, ficará aberto das 7h30 às 17h30 e em Barra Mansa, o Cemitério Municipal receberá a população das 7h às 18h.

Confira a programação das missas:

Barra do Piraí
8 horas – Capela Mortuária – Centro
18 horas – São Benedito

Barra Mansa
8h e 16 horas – Cemitério Municipal
7h e 19h30 – Paróquia Santa Cruz

Mendes
8h e 19 horas – Igreja Matriz Santa Cruz (nova)

Pinheiral
8 horas – Matriz – seguida de bênção dos túmulos
18 horas – comunidade Divino Espírito Santo
19h30 – Matriz

Resende
7 horas – Cemitério Senhor dos Passos
9 horas – Cemitério Vargem Grande
10 horas – Cemitério de Bulhões
10 horas – Cemitério Senhor dos Passos
11 horas – Cemitério da Fumaça
16 horas: Cemitério Senhor dos Passos
19 horas – Sagrado Coração de Jesus

Volta Redonda
8h e 16 horas – Portal da Saudade
8h e 16 horas – Retiro
9 horas – Comunidade São Paulo Apóstolo


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document