quinta-feira, 17 de outubro de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Professores de Itatiaia debatem formação continuada

Professores de Itatiaia debatem formação continuada

Matéria publicada em 19 de setembro de 2019, 11:52 horas

 


Itatiaia – A Secretaria Municipal de Educação realizou mais uma etapa do processo de formação continuada para professores das séries iniciais. Os cursos tomam como base a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). O documento regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares na Educação Básica.

As formações visam reunir informações, orientações e sugestões de caminhos que possam contribuir com a Proposta Pedagógica da Rede e o Projeto Pedagógico de cada Unidade Escolar e, dessa maneira, garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.

– A criança, centro do planejamento curricular, é considerada um sujeito histórico e de direitos. Ela se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades, nos grupos e contextos culturais nos quais se insere. A BNCC explicita o compromisso da Educação com a formação humana integral e com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva – destaca o secretário de educação, Amarildo Veiga Ferri.

Base

A Base Nacional, para a Educação Infantil, normatiza o currículo dos municípios, define os objetivos de aprendizagens e desenvolvimento essenciais das crianças de 0 a 5 anos e 11 meses. E, dessa forma, promove o desenvolvimento dos estudantes nas dimensões: intelectual, física, social, emocional e cultural.

A expectativa é de que a BNCC seja colocada em prática em todos os espaços e salas de aula, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, a partir de 2020. Para isso, as formações são essenciais para que os professores e pedagogos tenham compreensão da Proposta Curricular Municipal.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Um comentário

  1. Avatar
    Antonio Carlos Peludo

    Todas as prefeituras pagam mal aos mestres que impulsionam nossa juventude academica , eles contam com o prazer de ensina rdos mestres , onde ja se viu um jogador ganhar mais que professor? Todas as profissões so existem graças a eles e eles são elefantes que não sabem a força que têm ,mas infelizmente ate que o povo sinta que ninguem é auto didata os professores vão ganhar muito pouco . (sub censura)
    Não sou mestre em nada so cogito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document