terça-feira, 21 de maio de 2019

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Formatura de guardas municipais acontece em Quatis

Formatura de guardas municipais acontece em Quatis

Matéria publicada em 13 de maio de 2019, 18:47 horas

 


Cerimônia acontece nesta quarta-feira, dia 15, no Centro Administrativo; agentes são habilitados para atuar na fiscalização do sistema viário

Guardas municipais orientam motoristas sobre fiscalização no trânsito
(Foto: Divulgação)

Quatis– A formatura de 41 guardas municipais acontecerá nesta quarta-feira (15), às 8h, no auditório do Centro Administrativo de Quatis. A cerimônia contará com as presenças do titular da Secretaria de Ordem Urbana, Braz Júnior, e do comandante da Guarda Municipal, João Eurico Evangelista, além de outras autoridades municipais.
A capacitação começou em abril com aulas teóricas no próprio auditório da prefeitura e no CIEP do bairro Nossa Senhora do Rosário, ministradas pela Guarda Municipal de Barra Mansa, que já atua na fiscalização do trânsito daquela cidade. Já as aulas práticas em Quatis aconteceram nas ruas do município.
Durante o treinamento prático nas vias públicas, os agentes distribuíram um folheto informativo orientando a população sobre a importância do respeito às normas estabelecidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
O comandante da Guarda Municipal de Quatis, João Eurico Evangelista, explica que participaram da capacitação 41 agentes, dos quais 16 fizeram a reciclagem, já que tinham sido habilitados no primeiro mandato do prefeito Bruno de Souza, através de um curso promovido em Porto Real pelo Detran-RJ. A partir da formatura, os guardas municipais estarão habilitados para aplicar as sanções previstas pela legislação no caso de desrespeito às regras de trânsito, entre elas, estacionamento irregular, falta do uso do cinto de segurança e uso do telefone celular ao volante.
– Inicialmente, deverá atuar diretamente na fiscalização do trânsito o total de 24 guardas municipais, sendo 16 que já tinham sido habilitados pelo Detran e fizeram a reciclagem agora, e mais oito, os quais deverão ser nomeados em breve. Mas o restante será inserido no grupamento de trânsito mediante a comprovada necessidade de atuação no setor. O fato é que, através da realização deste curso de capacitação, cumprimos mais uma etapa da proposta visando à formação do grupamento de trânsito da Guarda Municipal – diz João Eurico.
O comandante da Guarda Municipal lembra que com a formação do grupamento de trânsito da corporação Quatis passa a fazer parte do Senastran (Sistema Nacional de Trânsito). Outros procedimentos já adotados visando à atuação dos guardas municipais na fiscalização do sistema viário foram a assinatura de um termo de cooperação com o Detran e a composição da JARI (Junta Administrativa de Recursos Infracionais), órgão encarregado de receber e julgar recursos contra penalidades aplicadas na fiscalização do trânsito.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document