Ventos de até 70 km/h derrubam árvores e destelham casas em Volta Redonda - Diário do Vale
quinta-feira, 23 de setembro de 2021 - 07:56 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Ventos de até 70 km/h derrubam árvores e destelham casas em Volta Redonda

Ventos de até 70 km/h derrubam árvores e destelham casas em Volta Redonda

Matéria publicada em 17 de dezembro de 2015, 16:02 horas

 


Cinco carros foram atingidos pelas árvores, um deles inclusive estava em movimento; ninguém ficou ferido

17-12-15-chuvas vr- arvore-EM CARRO- SESSENTA  P. DIMAS (11)

Na Vila Santa Cecília: Dois carros, entre eles um táxi que estava em movimento, foram atingidos por uma árvore na Rua 41 C (Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda – Uma chuva com ventos de até 70 km/h atingiu Volta Redonda na tarde desta quinta-feira (17) derrubando várias árvores e destelhando duas casas, uma no bairro Mariana Torres e outra na Água Limpa mas sem deixar feridos. Na queda das árvores, que ocorreram em diferentes locais, cinco carros foram atingidos mas ninguém ficou ferido. As informações são da Defesa Civil.
Duas dessas árvores caíram na Vila Santa Cecília. Uma no Largo 9 de Abril atingiu três carros que estavam estacionados na Rua 14 e acabou arrebentando a fiação da rede telefônica daquela região. Já na Rua 41 C, uma árvore acertou dois carros, sendo um táxi que estava em movimento no momento do acidente. O fato despertou curiosidade dos que passavam no local, que se aglomeraram para tirar fotos e fazer vídeos. No Pinto da Serra, uma árvore caiu e comprometeu o trânsito naquela localidade, mas sem maiores transtornos. Aterrado e outros pontos da cidade também registraram quedas de árvores.
– Eu estava em um banco no momento em que a árvore caiu e foi um estrondo, um barulho absurdo. As pessoas saíram correndo de dentro das lojas para ver o que era e viram que foi a árvore que caiu no carro. Todos ficaram preocupados se alguém tinha se machucado, mas felizmente isso não aconteceu – disse o médico neuropsicólogo Lindolfo Ferreira Neves Junior, que estava nas proximidades do Largo 9 de Abril.
Ele contou que durante a queda a árvore arrancou alguns fios da rede de telefonia e muitas pessoas ficaram com medo de que aquela fiação pudesse ser de energia elétrica e saíram de perto.
– Como estava tudo molhado, ficamos com medo de tomarmos um choque, então nos afastamos do local – falou.
Já um rapaz que estava também estava no Largo 9 de Abril e pediu para não ser identificado, criticou a forma como a árvore estava sustentada.
– Uma árvore de grande porte como essa e deste tamanho, não deveria estar fixada ao solo desta forma. É engraçado que isso não tenha acontecido antes – disse ele. Pela cena, parece que a árvore estava sustentada por uma base de cimento.

Queda: Árvore no Largo 9 de Abril caiu sobre três carros, na Vila Santa Cecília (Foto: Paulo Dimas)

Queda: Árvore no Largo 9 de Abril caiu sobre três carros, na Vila Santa Cecília (Foto: Paulo Dimas)

(Foto: Enviada via WhatsApp por Leonam Rafael de Freitas)

Túnel 20 ficou um lamaçal após o temporal que atingiu Volta Redonda à tarde(Foto: Enviada via WhatsApp por Leonam Rafael de Freitas)

Na Água Limpa, além do destelhamento de uma casa, a chuva deixou um lamaçal na entrada do Túnel 20, com aproximadamente 30 centímetros de barro. Segundo moradores e usuários do transporte coletivo, o ônibus que faz a linha Pedreira foi obrigado a mudar o trajeto por causa do estado da pista.
De acordo com a Defesa Civil, foram duas horas de chuva com 20,5 milímetros de precipitação – considerado natural. Após o temporal, o nível do Rio Paraíba do Sul subiu em 5% acima do normal, que é de 3,68 m. Já a Represa do Funil está funcionando em 55% do volume útil.
A Defesa Civil informou que equipes estão nos locais onde aconteceram as ocorrências e que as áreas de risco monitoradas, como normalmente já ocorre. O coordenador do órgão, Rubens Siqueira, disse que apesar de alguns transtornos a Defesa Civil agiu bem.
– Nós estávamos totalmente preparados, com o nosso plano de contingência, e suportamos muito bem essa chuva. E isso foi muito importante. Tivemos apenas seis ocorrências que foram frutos do vento desproporcional. Por volta das 19h, a normalidade na Vila, por exemplo, já havia sido retomada – declarou.

Em Barra Mansa, segundo a Defesa Civil, nenhuma ocorrência foi registrada na cidade e a precipitação foi de cinco milímetros.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

20 comentários

  1. Cadê o Neto que não estoca esse vento e leva para a Dilma?

  2. Que baita irresponsabilidade plantar uma árvore desse porte nesse quadradinho… É uma sacanagem e tremenda imprudência, bom que não aconteceu nada com ninguém…

  3. Era um bonsai gigante?

  4. Nossa a vocês o acordão e não publicaram que pena .Sofre povo

  5. Essa árvore do Largo 9 de Abril, cresceu numa espécie de vaso de planta e com certeza esqueceram disso que está numa área particular e, portanto, não seria responsabilidade da prefeitura. Se alguém chegou a perceber o risco deveria ter chamado a Defesa Civil.

  6. Tem uns aí chegados numa erva, partido verde! Ainda bem que só foram danos materiais, e como a lei beneficia a incompetência da prefeitura, colocam estes acidentes como ‘fenômenos da natureza’, isentando de qualquer punição ou indenização. Agora, plantar uma árvore deste porte num caixote de concreto, pode? É fenômeno da natureza? Não, é fenômeno de burrice que poderia tornar-se uma tragédia!

  7. Tem que derrubar as árvores condenadas sim, mas também tem que plantar novas e mais adequadas no lugar. VR tem muita ocorrência de quedas de árvores porque é a cidade da região com maior índice de arborização na área urbana…

  8. caraca o cara do Fushion fico num prejuizo ferrado

  9. GESEILTON MACHADO VARGAS

    Esta arvore que caiu em frente do cinema 9 de abril e culpa do PMVR em plantar uma arvore que cresce muito num caixa de cimanto

  10. Passei pela rua 41 e a árvore caiu sobre dois carros, destruindo um e amassando muito o outro.

  11. Vai ser interessante se voltarem essa árvore da foto pro lugar!

  12. Cadê a raiz desta árvore?

  13. árvores velhas … tem que derrubar essas tudo !!!!!!

    • Tem é que poda-las, verificar suas raízes troncos, mesmo se estiverem velhas, mas com saúde,em bom estado… Se não daqui a pouco tempo estas áreas em torno da UPV e pelo excesso de veículos ficariam com calor e ar insuportáveis. Esta cidade e estes bairros arborizados que aí tem só tem certa valorização, certa “qualidade de vida” por causa do verde e do paisagismo implantado na construção da cidade por pessoas com um “QI” alto. Tu é uma MENTE ATRASADA, jurássica, da idade da pedra!

    • Com esse pensamento do Querosene demonstra que o seu conhecimento em questões ambientais é zero.

      O dia que ele sentir calor insuportável, o dia que ele não tiver mais ar para respirar, o dia que sentir frio intenso à noite e calor intenso de dia, aí será tarde para perceber a falta de uma árvore.

      Essas árvores estão nesse estado por falta de manutenção. Elas precisam de cuidado como podas, limpeza nas troncos principais e adubação nas raízes conjuntamente com uma razoável irrigação.

      Do jeito que vejo os funcionários públicos lidando com essas árvores tbm demonstram conhecimento zero em questões ambientais.

    • árvores velhas tem que ser derrubadas, não tem recuperação, essa que caiu na vila não tinha nem raíz, só se eu fosse um louco que seria contra uma cidade arborizada, pensem um pouco no que escrevi.

Untitled Document