sexta-feira, 30 de julho de 2021 - 16:17 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Fórum discute políticas públicas para deficientes em Barra Mansa

Fórum discute políticas públicas para deficientes em Barra Mansa

Matéria publicada em 25 de agosto de 2017, 16:23 horas

 


Evento marcou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Inclusão social: Vice-prefeita Fátima Lima participou do fórum realizado no auditório do UBM (Foto: Chico de Assis/Ascom PMBM)

Inclusão social: Vice-prefeita Fátima Lima participou do fórum realizado no auditório do UBM (Foto: Chico de Assis/Ascom PMBM)

Barra Mansa – A secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos realizou na tarde desta sexta-feira (25), o Fórum de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, no auditório do UBM (Centro Universitário de Barra Mansa). O evento teve também a parceria da OAB-BM (Ordem dos Advogados de Barra Mansa). O fórum foi realizado para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e contou com a participação da vice-prefeita Fátima Lima, da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ruth Coutinho e da presidente do Conselho Estadual de Pessoas com Deficiência do Estado do Rio de Janeiro, Edicléia Mascarenhas Fernandes.

De acordo com a coordenadora do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Sonia Coutinho, o fórum surgiu por iniciativa da presidente do Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência, Cecília Maria Lucia Pacheco e dos conselheiros que estão sempre buscando formas de fazer com que as pessoas portadoras de algum tipo de deficiência vivam de forma normal em meio à sociedade. Ela destacou que a luta pelos direitos das pessoas com deficiência é uma causa de todos e não só dos conselheiros.

– As pessoas com deficiência precisam estar inseridas naturalmente na nossa sociedade e a realização desse fórum, foi muito importante para aprendermos novas técnicas e novos meios de lutar por essa causa que é tão importante para todos nós. Precisamos aprender cada vez mais para ajudar o nosso município a lidar de forma positiva e acolhedora com essas pessoas – afirmou Sonia.

Para a secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Ruth Coutinho, a Ruthinha, o objetivo do governo municipal ao realizar um fórum é conscientizar e despertar a sociedade. Segundo ela, através de cada encontro é possível adquirir a renovação para continuar lutando pelas causas sociais.

– A nossa secretaria trabalha sempre, buscando pessoas que lutam pelas diversas causas sociais que precisamos resolver e eu acredito que é necessário a participação de todos, para que possamos encontrar soluções. A luta pela inclusão é muito importante e quanto mais às pessoas se unem, mais forte estamos para alcançar esse objetivo – garantiu Ruthinha.

A vice-prefeita Fátima Lima ressaltou a importância e a presença da mulher nessa luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência, uma vez que o conselho é composto, em sua maioria, por mulheres.

– O nosso governo está trabalhando pela efetivação dessas políticas públicas, e estamos conseguindo avançar na luta pelos portadores de deficiências. E isso está sendo possível porque temos recebido muita ajuda de pessoas guerreiras e as inúmeras parcerias que estamos conquistando – finalizou Fátima.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document