Fugindo da rotina das academias de ginástica

Por Diário do Vale

Volta Redonda – A busca por um corpo perfeito aliado a uma melhor qualidade de vida tem causado um aumento da frequência das academias. Mas dentro deste público que busca uma forma mais saudável de viver estão àquelas pessoas que não gostam da rotina de uma academia e preferem uma atenção mais especial de algum profissional de educação física. De acordo com a professora de educação física, Angélica Ribeiro, que dá aulas de pilates, no bairro Aterrado, algumas pessoas que gostam de atividades físicas optam por um acompanhamento pessoal ao longo do treinamento físico.

– Observo que cada vez mais pessoas estão buscando uma aula de pilates ou treinamento funcional para fugir da rotina das academias. São pessoas que não gostam do ambiente de uma academia e querem praticar uma atividade física. No caso do pilates, o ambiente é completamente diferente de uma academia, no meu stúdio, por exemplo, admitimos três alunos por aula e com um trabalho totalmente individual – explica.

Entre as vantagens deste trabalho mais individual, a professora explica que o profissional pode, com isso, acompanhar o desenvolvimento do aluno, corrigindo as falhas, as posturas e dosar a quantidade de exercícios de uma forma mais precisa.

– Normalmente quem nos procura são aquelas pessoas que, por algum motivo, não gostam de academias e buscam uma atividade mais completa e com um resultado mais rápido. Além do pilates proporcionar um resultado mais rápido, faz com que a pessoa se sinta melhor. Outra vantagem é que as aulas não são repetitivas e procuramos diversificar para não virar rotina e dessa forma não desanimar quem pratica. Hoje em dia é cada vez mais comuns pessoas orientar exercícios pela internet. Neste caso o risco de contusões é bem maior do que aqueles praticantes que tem um acompanhamento – alerta.

Angélica diz que como profissional procura sempre motivar seus alunos para nunca desanimarem e desistirem. Alguns alunos seus precisam de exercícios físicos por orientação médica ou tiveram alguma lesão em academia e nos procuraram, buscando com isso uma atenção mais individual.

A terapeuta holística Marina Yurkin, de 74 anos afirma que escolheu o pilates porque a atividade respeita a sua idade, além de ter uma profissional que lhe dá uma orientação maior o tempo todo.

Já a advogada Ariadne Scandiuzzi, de 46 anos, optou pelo pilates por causa de sua saúde.

– Sou portadora de endometriose e estava tendo problemas como dores no corpo fazendo academia, por conta do problema. Já com o pilates estou me sentindo bem melhor, e apesar das atividades físicas não sinto mais dores – afirma aliviada.

Condicionamento físico: Pilates estão sendo procurado para quem procura um treinamento personalizado (Foto: Júlio Amaral)

Condicionamento físico: Pilates estão sendo procurado para quem procura um treinamento personalizado (Foto: Júlio Amaral)

Procura por atividades físicas

De acordo com o personal trainer Luiz Fernando Sá, a demanda de alunos que buscam aulas individuais tem aumentado nestes últimos anos.

– Apesar de que com a crise eu cheguei a perder alguns alunos, este ramo está em crescimento. Acredito que as pessoas procuram o personal para ter um atendimento diferenciado, e buscar uma melhor qualidade de atendimento e orientação mais adequada para cada exercício. Os resultados obtidos com o personal trainer são mais rápidos porque o profissional foca no objetivo do aluno. Com relação ao perfil desses alunos, geralmente são pessoas com um poder aquisitivo maior e que já praticam esportes, ou quem é sedentário e nunca praticou atividade física, mas quer iniciar um treinamento com um acompanhamento de um profissional – destaca.

Entre as vantagens de um treinamento com um personal, o professor de educação física Luiz Fernando diz que trabalha de acordo com os objetivos do aluno proporcionando com isso uma qualidade maior no atendimento e conseguindo dessa forma um resultado melhor e mais rápido. Outra vantagem é a motivação que o profissional traz ao aluno sem prejudicar o condicionamento físico e evitando dessa forma possíveis contusões.

– No verão há um aumento na procura por personal em torno de 50 a 60%, que buscam para entrar em forma mais rápido e onde permanecem de 3 a 4 meses praticando. Geralmente faço um contrato de trabalho especificando o tempo de aula e cobrando por aula hora – diz.

A empresária Camila Faria está desde outubro do ano passado tendo um acompanhamento de um persona e afirma estar satisfeita com os resultados obtidos.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996