terça-feira, 19 de outubro de 2021 - 21:39 h

TEMPO REAL

 

Capa / Cidade / Fundação de Cultura realiza Semana da Diversidade em Barra Mansa

Fundação de Cultura realiza Semana da Diversidade em Barra Mansa

Matéria publicada em 10 de março de 2017, 09:00 horas

 


Barra Mansa – A prefeitura, através da Superintendência da Fundação de Cultura, realiza até o próximo sábado, dia 11, a Semana da Diversidade de Barra Mansa. Serão realizadas diversas ações relacionadas aos temas: igualdade racial, pessoas com deficiência, população LGBTS e mulher. O objetivo do evento é sensibilizar a população e as lideranças sobre as inúmeras faces da diversidade humana.

Fazem parte da Semana da Diversidade palestras, bate-papo e apresentações artísticas, que abordarão a redução do preconceito, bullying e estereótipos.

A abertura do evento foi realizada na quarta-feira (8), no Palácio Barão de Guapy, pelo superintendente da Fundação de Cultura, Marcelo Bravo. A vice-prefeita Fátima Lima deu uma palestra falando sobre a importância da conscientização da população sobre a diversidade, destacando o valor e o respeito a todas as pessoas e também a conscientização da igualdade e respeito desde a infância.

– Precisamos vencer os preconceitos, tem que ser uma luta diária, trabalhar isso a cada dia nas pessoas e construir uma ideia nova, visando principalmente às crianças. Não temos que ter o pensamento de deixar um mundo diferente para as crianças, e sim fazer com que as nossas crianças tenham consciência de que elas podem construir um mundo diferente no futuro – disse a vice-prefeita.

A pedagoda Irena Cristina realizou uma palestra com o tema “Diversidade e Solidariedade”. O evento teve ainda a performance artística de Viviane Saar do Coletivo Teatral Sala Preta, quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, apresentação do Projeto Dança & Magia e exibição do filme “Meninas” uma parceria com o projeto Cinestesia do Instituto Dagaz. Em paralelo, foi realizado o Festival Food Truck, até às 23h.

Na quinta-feira (9), a programação aconteceu na Estação das Artes, dando continuidade ao projeto Afro Saberes que acontece todas as quintas-feiras a partir das 19h. Foi realizada uma palestra com o tema “Desafios e Conquistas”, ministrada pela pedagoga, psicopedagoga e especialista em História da África, Aguida de Oliveira de Paula. O evento contou ainda com exposição de moda Afro, com Elaine by San, oficina de turbantes com Karine Negrita e apresentação do grupo Berimbau Dourado. O Festival Food Truck, como tem acontecido toda semana, foi montado na Gare Poeta Marcos Medeiros e Estação das Artes até as 23h.

Parque de Saudade recebe artesanatos

Nesta sexta-feira (10), o Parque de Saudade sediará um evento com a presença da feirinha de artesanatos “Recicle sua arte e abra os olhos para o novo” a partir das 9h. A diretora da Apae Barra Mansa, Jaquelina Modesto dos Reis, participará com um bate-papo e, em seguida, apresentação de dança dos alunos da Apae. O evento contará ainda com roda de conversa e piquenique compartilhado às 10h.

Fazem parte da programação apresentação de cabelos e maquiagens, show de talentos “Vamos lá, ergam suas bandeiras” com teatro, dança, música, performance drag e poesia.

Para finalizar, no sábado, dia 11, será realizado um jogo de queimada, denominado “Gaymada da Diversidade”, com o objetivo de promover a socialização do público com os participantes da Semana da Diversidade, das 15h às 19h, no Corredor Cultural.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document