Fundação de Cultura realiza Semana da Diversidade em Barra Mansa

by Diário do Vale

Barra Mansa – A prefeitura, através da Superintendência da Fundação de Cultura, realiza até o próximo sábado, dia 11, a Semana da Diversidade de Barra Mansa. Serão realizadas diversas ações relacionadas aos temas: igualdade racial, pessoas com deficiência, população LGBTS e mulher. O objetivo do evento é sensibilizar a população e as lideranças sobre as inúmeras faces da diversidade humana.

Fazem parte da Semana da Diversidade palestras, bate-papo e apresentações artísticas, que abordarão a redução do preconceito, bullying e estereótipos.

A abertura do evento foi realizada na quarta-feira (8), no Palácio Barão de Guapy, pelo superintendente da Fundação de Cultura, Marcelo Bravo. A vice-prefeita Fátima Lima deu uma palestra falando sobre a importância da conscientização da população sobre a diversidade, destacando o valor e o respeito a todas as pessoas e também a conscientização da igualdade e respeito desde a infância.

– Precisamos vencer os preconceitos, tem que ser uma luta diária, trabalhar isso a cada dia nas pessoas e construir uma ideia nova, visando principalmente às crianças. Não temos que ter o pensamento de deixar um mundo diferente para as crianças, e sim fazer com que as nossas crianças tenham consciência de que elas podem construir um mundo diferente no futuro – disse a vice-prefeita.

A pedagoda Irena Cristina realizou uma palestra com o tema “Diversidade e Solidariedade”. O evento teve ainda a performance artística de Viviane Saar do Coletivo Teatral Sala Preta, quarteto de cordas da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, apresentação do Projeto Dança & Magia e exibição do filme “Meninas” uma parceria com o projeto Cinestesia do Instituto Dagaz. Em paralelo, foi realizado o Festival Food Truck, até às 23h.

Na quinta-feira (9), a programação aconteceu na Estação das Artes, dando continuidade ao projeto Afro Saberes que acontece todas as quintas-feiras a partir das 19h. Foi realizada uma palestra com o tema “Desafios e Conquistas”, ministrada pela pedagoga, psicopedagoga e especialista em História da África, Aguida de Oliveira de Paula. O evento contou ainda com exposição de moda Afro, com Elaine by San, oficina de turbantes com Karine Negrita e apresentação do grupo Berimbau Dourado. O Festival Food Truck, como tem acontecido toda semana, foi montado na Gare Poeta Marcos Medeiros e Estação das Artes até as 23h.

Parque de Saudade recebe artesanatos

Nesta sexta-feira (10), o Parque de Saudade sediará um evento com a presença da feirinha de artesanatos “Recicle sua arte e abra os olhos para o novo” a partir das 9h. A diretora da Apae Barra Mansa, Jaquelina Modesto dos Reis, participará com um bate-papo e, em seguida, apresentação de dança dos alunos da Apae. O evento contará ainda com roda de conversa e piquenique compartilhado às 10h.

Fazem parte da programação apresentação de cabelos e maquiagens, show de talentos “Vamos lá, ergam suas bandeiras” com teatro, dança, música, performance drag e poesia.

Para finalizar, no sábado, dia 11, será realizado um jogo de queimada, denominado “Gaymada da Diversidade”, com o objetivo de promover a socialização do público com os participantes da Semana da Diversidade, das 15h às 19h, no Corredor Cultural.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996