Gerência de Promoção da Igualdade Racial propõe criação de consórcio

by Diário do Vale

Barra Mansa – A Gerência de Promoção da Igualdade Racial de Barra Mansa se reuniu nesta quarta-feira (25) com representantes de diversos setores da sociedade para apresentação das atividades programadas para a criação do Consórcio de Políticas Públicas de Promoção à Igualdade Racial do Médio Paraíba. O objetivo do encontro foi consolidar as parcerias e buscar novas ideias para o desenvolvimento do projeto, que busca o direito de igualdade para todos.

Participaram do encontro o UBM – Centro Universitário de Barra Mansa, a Liga das Escolas de Samba, o Conselho Municipal da Juventude, Conselho Municipal de Igualdade Racial, o grupo de teatro Sala Preta, lideranças de religiões de matriz africana, o grupo Abadá Capoeira e o ex-vereador Lia Preto, que foi o responsável pelo início desse projeto em 2015.

O Gerente de Promoção da Igualdade Racial, Walmiro Fabiano, apresentou as atividades programadas para o primeiro semestre deste ano, que darão continuidade ao trabalho já existente no município. “O objetivo das ações é integrar toda a sociedade nesse projeto participativo”, destacou.

A vice-prefeita, Professora Fátima, falou sobre a realização do projeto para colocar em prática as políticas públicas de promoção à igualdade racial e também sobre a importância da participação de toda a sociedade no desenvolvimento de novas ideias.

– A responsabilidade de fazer a política acontecer é do município, mas cada um colaborar dentro de suas possibilidades é de extrema importância para o desenvolvimento das ações – afirmou.

De acordo com o diretor de extensão e relações comunitárias do UBM, Fernando Vitorino, a instituição participa desse projeto desde sua idealização. Ele destacou que o tratamento da igualdade racial está dentro do contexto da entidade e considera importante unir a comunidade no desenvolvimento de novas ideias.

– Nós entendemos o papel de uma entidade educacional dentro dessa diversidade social. Por isso nos colocamos sempre à disposição para discutir e apoiar essas iniciativas – disse.

A Tenda Espírita Pai Cambinda foi representada pela diretora executiva Fabíola Tomé e pelo presidente Pedro de Souza, que destacaram a necessidade de apoio às religiões de matriz africana no município, tanto pela dificuldade de aceitação por parte da sociedade como pelo apoio e estrutura para funcionarem corretamente.

– Temos uma lista com 92 casas de Umbanda em Barra Mansa sem nenhuma legitimação, sem política de proteção. Fico feliz de ver agora a oportunidade de regularização desses centros – comemorou Fabíola.

O ex-vereador Lia Preto declarou que se sente feliz pelo reinício desse trabalho e destacou a importância da união de vários municípios para que tenha ainda mais peso na região Sul Fluminense.

– A política é muito vasta e não podemos pensar apenas em causa própria. Temos muitas pessoas capacitadas, dispersadas na nossa região. Vamos trabalhar para colocar a igualdade racial no patamar que ela merece – considerou.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996