Gincana ambiental recolhe dois mil litros de óleo de cozinha usado

by Diário do Vale

Prefeito Rodrigo Drable esteve presente na gincana no Colégio Paulo Basílio 
(Foto: Paulo Dimas- Secom PMBM)

Barra Mansa- Alunos do 6º e 7º ano do Colégio Municipal Paulo Basílio, no bairro Vila Nova, em Barra Mansa, conseguiram evitar que cerca de dois mil litros de óleo de cozinha usado fossem descartados de maneira irregular. A iniciativa foi possível através de uma gincana ambiental realizada durante dois meses na unidade escolar. Na manhã desta quarta-feira (06), o prefeito do município, Rodrigo Drable, divulgou o resultado da gincana, a premiação dos vencedores e a importância da ação.

– O óleo de cozinha já utilizado é um resíduo que provoca grande impacto no meio ambiente. Se despejado na pia é capaz de contaminar um milhão de litros de água. Por isso, a ação desses alunos foi de extrema importância para Barra Mansa. Com a coleta de quase dois mil litros de óleo usado foi possível evitar a contaminação de dois bilhões de litros de água – disse o prefeito.

Na sequência, ele anunciou o resultado da gincana, tendo na terceira colocação a turma 605, com o recolhimento de 117 garrafas pets, de dois litros, de óleo de cozinha usado. O segundo lugar ficou com os alunos da turma 701, que recolheram 151 garrafas de óleo. O primeiro lugar foi conquistado pela turma 702, que atingiu a marca de 264 garrafas do produto. A escola conseguiu coletar um total de 954 garrafas pets de óleo. Considerando a capacidade de dois litros, são 1.908 litros de óleo.

A premiação para os vencedores será o passeio em um hotel fazenda de Rialto. Para contemplar todos os alunos participantes da competição e comemorar os resultados, o chefe do Executivo sugeriu a realização de um baile na escola, em data a ser agendada.

O secretário de Educação, Fernando Vitorino, afirmou que considera a iniciativa fundamental para a formação do cidadão. “Estamos tratando da preservação da nossa ‘Casa’, dentro do ambiente escolar. Isso favorece a multiplicação dessas informações junto às famílias dos nossos educandos”.

O ex-secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e vereador Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, disse que o óleo coletado será encaminhado para a Cooperativa de Catadores de Barra Mansa para destinação adequada. Ele também enumerou alguns prejuízos causados pelo descarte irregular do óleo de cozinha na natureza. “O produto entope encanamentos, provoca graves problemas de higiene e mau cheiro, dificulta a entrada de luz e a oxigenação no esgoto, comprometendo a base da cadeia alimentar aquática e causa a impermeabilização”.

A diretora da escola Isabel Cristina Siqueira e a orientadora pedagógica Maximiliana Pereira de Moura esclareceram que a gincana ambiental envolveu outras atividades. “Nossos alunos tiveram a oportunidade de aprofundar suas pesquisas em temas como as queimadas, a poluição oceânica e as manchas de óleo no litoral do nordeste, assunto pautado diariamente pelos jornais. O conhecimento adquirido foi apresentado para a comunidade escolar”, detalharam.

Também estiveram presentes ao evento os secretários de Governo, Alexandre Martins, o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, o ex-deputado estadual Ademir Melo e o ex-vereador Luiz de Barros, o Lula.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996