Estado do Rio – O governador do Cláudio Castro mobilizou equipes do Governo do Estado para fazer o monitoramento e atendimento aos municípios de Cordeiro e Cantagalo, na região Serrana que foram atingidos por um temporal no sábado (28).Segundo o Governo do Estado, uma equipe de militares da Defesa Civil, por meio da regional da Região Serrana, está no município de Cordeiro e realizaram uma vistoria na região, e também se reuniram com o prefeito e o secretários municipais.Os agentes da Defesa Civil também vão prestar apoio à montagem do Gabinete de Crise, que será instaurado depois da tempestade que atingiu a cidade. Ainda é possível que o município declare situação de emergência. A Defesa Civil também irá auxiliar nos casos de ajuda humanitária, se houver necessidade.Equipes da Defesa Civil estadual também estão monitorando as consequências das fortes chuvas que atingiram os municípios. Foram acionados todos os protocolos do Estado e até o momento não há registro de ocorrências graves e vítimas.”Nossas equipes estão sempre atentas para prestar o socorro que for preciso, em qualquer ponto do Estado do Rio. Todas as regiões são monitoradas 24 horas por dia. Maquinários e recursos humanos estão à disposição dos municípios que necessitarem. Seguimos investindo em tecnologia, equipamentos de ponta e obras preventivas, de Norte a Sul fluminense, com a finalidade de atender a todos que precisarem, no menor tempo possível” , disse o governador.
Apoio da Secretaria de Infraestrutura e DER-RJ
A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas e o DER-RJ estão monitorando os locais afetados pelas fortes chuvas para prestar apoio às prefeituras.O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) está acompanhando continuamente, as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos no território fluminense, enviando alertas para os municípios quando necessário.
Investimentos em prevenção
Com o objetivo de minimizar os transtornos causados pelas chuvas e garantir o atendimento, o Governo do Estado elaborou uma comissão para monitorar as chuvas em todo o Estado. O comitê é liderado pela Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e é composto por secretarias e órgãos estaduais.De acordo com o Governo, desde 2021, R$ 4,3 bilhões em obras de infraestrutura em todo o estado. São investimentos em equipamentos de última geração, que aumentam a rapidez no tempo de resposta, e dão mais suporte às ações e contribuem para salvar vidas.A Defesa Civil, que recebeu investimentos de cerca de R$ 1 bilhão em tecnologia, conta com diversas ferramentas para a prevenção e gestão de riscos e respostas a desastres, como o Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme, com 202 sirenes e 70 pluviômetros mantidos pelo Governo do Estado.